RedeGN - Juazeiro sediou 4º ciclo de capacitação do programa Selo UNICEF Município Aprovado

Juazeiro sediou 4º ciclo de capacitação do programa Selo UNICEF Município Aprovado

Aconteceu nesta quarta-feira (06) em Juazeiro, o 4º ciclo de capacitação do programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, com o objetivo de discutir estratégias de promoção do desenvolvimento infantil, do direito à comunicação e da participação de adolescentes. O encontro foi promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no auditório do Grande Hotel e reuniu mais de 20 municípios do Semiárido. Cada cidade pôde trazer quatro representantes, entre estes articuladores do Selo, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), assistentes sociais, mobilizadores e adolescentes, que é a grande novidade desta etapa.
 
Na programação, temas como: Comunicação e Direitos Humanos; Desenvolvimento Infantil e as Políticas Públicas; Educação para Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade (Comunicação para a Igualdade Étinico-racial); Esporte e Cidadania. Além de momentos com dinâmicas; análise de relatório de acompanhamento; retorno sobre 1º Fórum Comunitário - que em Juazeiro aconteceu em setembro do ano passado; e oficinas específicas para jovens lideranças, elaboradas com material e metodologia desenvolvidos para este público. Juazeiro, município que sediou o encontro e concorre a edição 2009 -2012, esteve bem representado. Com uma equipe de 10 componentes, a Comissão Pró-Selo local relatou experiências e trocou informações com os demais. Segundo a gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Esportes, Miranery Amorim, o governo municipal tem trabalhado bastante pelo setor. 
 
A avaliação da gestora de programas do UNICEF e coordenadora técnica do Selo na Bahia, Vilma Cabral, foi bastante positiva. “Estou feliz de poder reunir todo esse pessoal aqui na região do Vale. Podemos ver que hoje temos muita gente nova e isso é bom porque traz uma energia renovada. Nosso objetivo é estimular os municípios e tirar dúvidas nessa reta quase final”, declarou. O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do UNICEF em parceria com a Petrobras, Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e Juspopuli - Escritório de Direitos Humanos.

Ascom PMJ