RedeGN - Encontro destaca avanço do setor pesqueiro da Bahia

Encontro destaca avanço do setor pesqueiro da Bahia

“A aquicultura da Bahia cresceu 150% nos últimos anos e o Estado, com seus 1.200 quilômetros de costa, tem potencial para avançar ainda mais no segmento da pesca”, declarou o secretário estadual de Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, na abertura do 16º Encontro de Pescadores no Estado da Bahia e do 2º Seminário Nacional de Pesca Artesanal, nesta segunda-feira, 4, no Centro de Convenções de Salvador.

Promovido pela Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fepesba), com o apoio dos governos estadual e federal, o evento foi encerrado nesta terça-feira, dia, 5. Participaram da abertura o ministro da Pesca e Aqüicultura, Luiz Sérgio de Oliveira, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Marcelo Nilo, o presidenteda Federação dos Pescadoresda Bahia, José Carlos, dentre outras autoridades e representantes de entidades.

De acordo com o secretário Eduardo Salles, o segmento da pesca terá um ganho significativo com a construção pela Bahia Pesca de dois terminais pesqueiros, um em Ilhéus e outro em Salvador. “O governo entrou energicamente para estruturar o setor”, pontuou Salles. As duas obras serão entregues ainda este ano. A estimativa é que 30 mil pescadores artesanais sejam beneficiados. A encomenda para a construção das primeiras quatro embarcações para pesca oceânica é outra ação para o fortalecimento da atividade.

Outras ações do governo foram destacadas pelo secretário, como o Projeto de Fortalecimento da Pesca Artesanal, em Maragogipe, Santo Amaro e Ilha de Maré, com implantação de oito Unidades de Beneficiamento e Cessão de 58 canoas motorizadas, além da capacitação dos pescadores. Destacou ainda a capacitação e doação de duas embarcações de Pesca de Mar Aberto para as comunidades indígenas Pataxós de Coroa Vermelha.

Fonte: Seagri Foto: Manu Dias