RedeGN - I Seminário de Atenção Integral à Saúde da Criança será promovido em Juazeiro

I Seminário de Atenção Integral à Saúde da Criança será promovido em Juazeiro

Com o objetivo de melhorar a assistência prestada à criança em Juazeiro, a Secretaria de Saúde promove nos dias 28 e 29 de junho, o I Seminário de Atenção Integral à Saúde da Criança. O evento acontecerá nos auditórios do Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Seminário é gratuito e terá como públicoalvo a Equipe de Saúde da Família do município, tanto da zona urbana como rural, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, atendentes de consultório dentário (ACD) e agentes comunitários de saúde (ACS). A expectativa, segundo a Comissão Organizadora, é de que 800 profissionais participem.

O Seminário propõe qualificar os serviços nas unidades de saúde, através da educação permanente na linha de cuidado em saúde da criança, promover a discussão de temas prioritários, além de reduzir os índices de mortalidade infantil no primeiro ano de vida e as taxas de internação hospitalar por doenças infecciosas e de doenças do aparelho respiratório.

Segundo informações do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF-Ministério da Saúde), em 2009, a taxa de internação hospitalar, em Juazeiro, por infecção respiratória aguda (IRA) em menores de 5 anos foi de 30,55 a cada 1 mil nascidos vivos (30,55/1000) e a taxa de internação hospitalar por diarréia na mesma população, 50,82 (50,82/1000). Em 2008, 7 crianças menores de 1 ano morreram por doenças diarréicas no município e em 2009 este número caiu para cinco casos registrados de óbitos pela mesma razão. Durante o evento, que será ministrado por profissionais de saúde da Rede Municipal, serão debatidos temas como: Doenças Respiratórias (pneumonia e asma), Parasitoses, Diarréia, Saúde Bucal e Anemia na Infância e Desnutrição. Também será apresentada aos profissionais a situação da saúde da população infantil do município.

Ascom Sesau