Pacientes e profissionais do HU-Univasf são orientados sobre a relevância das pulseiras de identificação durante os procedimentos hospitalares 

Visando à intensificação da cultura de segurança do paciente, o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) está desenvolvendo um projeto de orientação sobre o ritual de identificação junto aos pacientes e profissionais de enfermagem.  

Sob condução das acadêmicas de enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), Edna Nascimento e Jéssica Letícia Rodrigues Ferreira, a iniciativa está sendo acompanhada pelo Setor de Gestão da Qualidade e pela Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do HU desde o início de agosto.  

Entre as informações reforçadas junto à comunidade hospitalar estão a importância de solicitar ao paciente que declare seu nome completo, bem como a confirmação de sua identificação antes de qualquer cuidado em saúde, seja na administração de medicamentos, administração de hemoderivados, encaminhamento do paciente a cirurgia ou em outros cuidados.  

Para representar a evolução dos aprendizados, os profissionais envolvidos receberam um "cartão fidelidade" e os pacientes, etiquetas adesivas para preenchimento dos cartões. À medida que os profissionais de saúde envolvidos prestam cuidados, em acordo com o ritual de identificação, as etiquetas são entregues pelos pacientes ao prestador do cuidado. Caso o profissional complete o cartão, fará jus a uma premiação simbólica preparada pelas áreas que supervisionam a ação. 

Desta forma, todos passam a compreender a adequada aplicabilidade da pulseira de identificação no contexto hospitalar, facilitando os fluxos assistenciais e evitando incidentes no processo de atenção à saúde. 

Ascom