Discurso bastante aplaudido de Alexandre de Moraes marcou a sua posse no TSE. Lula e Bolsonaro ficaram próximos

A posse do Ministro Alexandre de Moraes no TSE, nesta terça-feira (16), foi marcada por um discurso contundente do novo presidente da instituição eleitoral e pela presença no mesmo evento do presidente Jair Bolsonaro e Lula, candidatos no pleito deste ano.

O presidente Bolsonaro ficou na mesa, como chefe do executivo, enquanto Lula ficou na primeira fileira, em local reservado para os ex-presidentes da república, muito próximos um do outro e sob olhar atento dos presentes a cada gesto.

Outro encontro que ainda não havia ocorrido, se deu entre Dilma Rouseff e Michel Temer, desafetos declarados desde o processo de impeachment. A ex-presidente Dilma e Michel ficaram bem próximos, na mesma fileira, separados por Sarney e Lula. Não chegaram a se cumprimentar.

Outro fator que marcou a solenidade foi a troca de acenos entre Alexandre de Moraes e Bolsonaro, que ficaram lado a lado na mesa dos trabalhos. Apesar da cordialidade demonstrada entre os dois, em alguns momentos do evento, o Ministro Alexandre foi bastante contundente e mandou recados claros ao chefe do executivo durante seu discurso de posse, sem citá-lo: “liberdade de expressão, não é liberdade de destruição da democracia", disse em trecho do pronunciamento, sendo muito aplaudido pelo público presente.

Em outro momento, Moraes reforçou a agilidade do processo eleitoral e reafirmou a segurança das urnas brasileiras: “Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo. Mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, enfatizou.

Aproximadamente 2 mil convidados, incluindo o Presidente da República, Jair Bolsonaro, os ex-presidentes José Sarney, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer; o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, além dos governadores, representação de prefeitos e de muitas outras instituições participaram da solenidade.

Da redação redeGN