Bônus regional será adotado para ingresso em todos os cursos da Univasf no Sisu 2022; inscrições começam hoje (15)

Pela primeira vez, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) adotará o bônus de inclusão regional para ingresso nos cursos de graduação presenciais.

Esta ação afirmativa foi aprovada pelo Conselho Universitário (Conuni), por meio da Decisão Nº 110/2021, e estará em vigor no Sistema de Seleção Unificada 2022 (Sisu 2022), cujas inscrições começam nesta terça-feira (15).

A bonificação será adotada para ingresso em todos os 29 cursos de graduação ofertados nos sete campi da Instituição, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). O bônus de inclusão regional corresponde a um acréscimo de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem 2021).

Podem aderir à bonificação os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas das Regiões Geográficas Intermediárias onde a Univasf possui campus, que são: Juazeiro (BA), Paulo Afonso (BA), Petrolina (PE) e São Raimundo Nonato (PI). Estas regiões são estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os municípios que integram cada uma delas estão descritos no Anexo I da Decisão Nº 110/2021.

A bonificação incidirá apenas sobre a modalidade Ampla Concorrência, pois o Sisu não permite a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Por isso, o candidato que tem direito ao bônus de inclusão regional precisará optar se deseja concorrer pela bonificação ou pela reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, classificados por renda familiar per capita e por critérios de autodeclaração (pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência).

Mais informações sobre o bônus de inclusão regional e o Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG 2022) da Univasf no Portal do Ingresso Discente (clique aqui).

Da Redação RedeGN