RedeGN - Núcleo de Saúde Norte responde Sesau de Juazeiro após pasta justificar baixo estoque de vacinas em reclamação de leitor

Núcleo de Saúde Norte responde Sesau de Juazeiro após pasta justificar baixo estoque de vacinas em reclamação de leitor

 

A Redação RedeGN publicou ontem (2) a reclamação do leitor Uitalo Luan, sobre o ponto de vacinação contra a covid-19 montado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro ao lado do Paço Municipal, no Centro da cidade. O leitor citou que o local está em "total desorganização para oferecer esse serviço", e que a falta de uma estrutura adequada no espaço vem causando aglomeração.

Em resposta, a Secretaria de Saúde de Juazeiro disse que está tentando ampliar os locais para vacinação contra a Covid-19, e que a "concentração dos locais de aplicação foi devido ao baixo estoque de doses disponíveis no município. Foi realizado pedido de vacina contra a Covid-19 ao Núcleo Regional de Saúde Norte na data prevista, porém vieram poucas doses, bem abaixo do solicitado. Deste modo, não foi possível a ampliação dos locais de vacinação" [clique aqui e veja a reclamação do leitor na íntegra e a resposta da Sesau completa].

Ao tomar conhecimento da resposta da Sesau de Juazeiro, o Núcleo Regional de Saúde Norte também emitiu uma nota, refutando a informação citada acima pelo órgão municipal, e trazendo alguns esclarecimentos. A nota diz:

1 - Juazeiro, assim como todos os municipios da região norte da Bahia, faz a solicitação do quantitativo de vacinas semanalmente ao NRS-Norte, geralmente todo sexta feira e o Núcleo tem até 07 dias corridos para entregar as doses, pois não temos estoque de vacinas aqui na unidade , as mesmas são alocadas no CEADI  em Salvador.

2 - Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, o NRS Norte tem se esforçado para fornecer o quantitativo de vacinas necessárias , inclusive desde o final do ano passado esse quantitativo  é enviado para os municipios de acordo com a quantidade solicitada pelo mesmo, conforme o Quadro 01. 

3 - Cabe ao gestor municipal,  organizar a logística de aplicação de doses, conforme sua demanda, solicitando o quantitativo de vacinas capaz de suprir o número  de pessoas a serem vacinadas durante aquela semana. 

O Núcleo acrescenta ainda que o município "também deve garantir que as políticas e práticas de prevenção e controle de infecções estejam em vigor nos pontos de vacinação, para minimizar a exposição a patógenos respiratórios, incluindo o SARS-CoV-2. E pelo relato do leitor, fica claro que essas medidas não vêm sendo tomadas pelos gestores, ocasionando transtornos ao público". Também acrescentou que "como apoiador institucional da equipe municipal, reforçamos que estamos disponíveis para contribuir com as ações de saúde desenvolvidas por Juazeiro e para o maior esclarecimento de dúvidas".

O Núcleo também enviou um quadro que mostra o quantitativo solicitado pelo município de Juazeiro e fornecido pelo NRS Norte no período de 30/12/21 – 28/01/22. 

Da Redação RedeGN