RedeGN - Codevasf realiza peixamento com 60 mil alevinos no rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa

Codevasf realiza peixamento com 60 mil alevinos no rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa

Em comemoração às celebrações da tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, que acontece no mês de janeiro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) introduziu aproximadamente 60 mil alevinos de espécies nativas em trechos do rio São Francisco na comunidade da Barrinha, em Bom Jesus da Lapa. O peixamento teve como objetivo repovoar o rio com as espécies pacamã e curimatã e é uma ação de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Ações semelhantes ocorreram nas celebrações de 2020 e 2021. O município está localizado no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada no município de Bom Jesus da Lapa (BA).

"Em mais um ano, a Codevasf, o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Governo Federal participaram ativamente da tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Bom Jesus da Lapa (BA). Fizemos um peixamento com 60 mil alevinos, sendo 50 mil curimatãs e 10 mil pacamãs com o objetivo de repovoar o Rio São Francisco com espécies nativas da região", informou o superintendente regional da Codevasf, Harley Xavier.

A celebração contou com representantes da Codevasf, Igreja Católica e da população local. Os alevinos foram produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf em Xique-Xique, que é vinculado à 2ª Superintendência Regional da Companhia.

O centro atua com projetos de pesquisa e produção na área de aquicultura e recursos pesqueiros, com o objetivo de revitalizar a ictiofauna da bacia do rio São Francisco e de apoiar piscicultores e pescadores.

Ascom Codevasf