RedeGN - Barracas irregulares são recolhidas da 'Prainha' da Orla II em ação de ordenamento urbano realizada pela Prefeitura de Juazeiro

Barracas irregulares são recolhidas da 'Prainha' da Orla II em ação de ordenamento urbano realizada pela Prefeitura de Juazeiro

A equipe operacional e fiscais de postura da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb) realizaram esta semana uma atividade de desobstrução da faixa de areia da Orla II, conhecida como prainha.

Foram recolhidas estruturas de madeira e barracas irregulares, além de outros materiais. A ação visa dar mais acesso aos pedestres e banhistas e melhorar o aspecto paisagístico do local.

"Em acordo feito com os permissionários no ano passado, eles foram orientados que após a inauguração dos quiosques da Orla II eles só poderiam comercializar alimentos e bebidas nesse local apropriado, e deveriam desocupar a faixa de areia, retirando barracas, caixas de cerveja, churrasqueiras e outros materiais que atrapalhassem a livre circulação dos pedestres e banhistas. Na época, foi dado um prazo para os permissionários se adequarem. Nesta semana a fiscalização operacional e de postura realizou a desocupação. Apenas dois ambulantes resistiram e se recusaram a retirar o material irregular, apesar de saberem que não podiam continuar. O material deles foi recolhido e trazido para a Semaurb, onde só será retirado após eles pagarem multa por descumprimento", enfatizou o Superintendente de Ordenamento Urbano, Ubirajara Bastos.

Após a desobstrução da faixa de areia, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) realizaram a limpeza da área.

"Não será mais permitido nenhum barraco fixo na areia e qualquer tipo de ocupação do uso do solo, tanto na Prainha da Orla II quanto em outro espaço público do município é preciso procurar a Semaurb para ver a viabilidade e a autorização. Pedimos ainda à comunidade para colaborar, tanto no que se refere à parte de ordenamento urbano quanto do lado do meio ambiente para zelar do espaço da Orla, que é uma área de lazer que proporciona benefícios para todos", concluiu Ubirajara Bastos.

Ascom PMJ