RedeGN - Secretaria de Educação de Juazeiro inicia mobilização com gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal para construção de novo currículo escolar

Secretaria de Educação de Juazeiro inicia mobilização com gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal para construção de novo currículo escolar

A rede municipal de ensino de Juazeiro terá um novo currículo escolar para nortear as ações de ensino, de forma contextualizada com a realidade local. Para isso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está realizando encontros para alinhamento da construção desse novo documento.

Nesta terça-feira (25), foi a vez dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos da rede municipal participarem de um momento de apresentação da nova proposta e orientação para mobilização do trabalho sobre o novo currículo nas escolas.

O evento aconteceu de forma escalonada, seguindo os protocolos de segurança sanitária, inclusive, com a sanitização do ambiente. A programação teve a participação da secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, da equipe técnico-pedagógica da Seduc e da consultora da empresa responsável pelo desenvolvimento da proposta, Ana Virgínia Félix.

Entre os aspectos destacados na ocasião, foram abordadas a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto documento norteador na construção do novo currículo; a relevância de um documento contextualizado com a realidade local, para a promoção de bons resultados na educação; e a estrutura inicial  da nova proposta. Além disso, também foram esclarecidos pontos sobre os processos de construção do novo documento, que envolve a realização de mais encontros e a formação de comissões por segmento educacional, para garantir a construção de um currículo coerente com as realidades da sede e interior.

"A construção desse documento de forma coletiva, é o exercício da gestão democrática do ensino público. É muito importante darmos a 'cara' de Juazeiro a educação municipal, para fortalecermos o sentimento de pertencimento por parte da comunidade escolar, e assim, colhermos bons resultados nesse segmento", destacou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

O coordenador pedagógico da Escola Municipal José de Amorim, Aurílio Marcos Alves da Silva, destacou a importância da construção de um novo currículo para a rede municipal. "A gente consegue contribuir e valorizar aquilo que é de essência da nossa região, da nossa cidade de Juazeiro, e de certo modo, construir uma identidade para esse processo de educação que nós tanto enxergamos como importante para a vida do estudante", finalizou o coordenador.

Próximos passos-A discussão será estendida aos professores da rede municipal, com a realização de um Simpósio para apresentação de contribuições da comunidade escolar. A conclusão do novo currículo está prevista para o mês de julho, para aplicação nos próximos 10 anos.

 

Seduc/PMJ