RedeGN - Chuva com granizo surpreende moradores no Sertão de Pernambuco

Chuva com granizo surpreende moradores no Sertão de Pernambuco

Uma chuva de granizo atingiu, neste final de semana, a cidade de Mirandiba, no Sertão do Pajeú de Pernambuco. O temporal, acompanhado por fortes ventos, destelhou casas, derrubou caixas de água, placas de publicidade e danificou forros de gesso de várias residências. 

De acordo com informações do blog do Alvinho Patriota, alguns equipamentos públicos também foram atingidos, como parte do telhado da quadra esportiva da Escola Estadual André Nunes e o forro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na Rua Projetada. Por conta disso, os atendimentos na UBS foram suspensos.

A meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Vilurdes Lopes, explica que a formação de granizo ocorre a partir de um determinado conjunto de fatores - temperatura alta, umidade e atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan).

"O granizo se forma quando está presente numa nuvem que a gente chama de cumulonimbus, de grande desenvolvimento vertical [muito alta]. Quando tem essa nuvem, temos chuva forte e ocorrência de granizo. Quando a pedra é grande, consegue chegar na superfície", explica.

Na semana passada, o fenômeno também foi registrado na cidade de Flores, no Sertão do Pajeú.

*com informações da FolhaPE

Da Redação RedeGN