RedeGN - Com rio cheio, banhistas aproveitam área inundada na Orla II de Juazeiro; cuidados devem ser redobrados

Com rio cheio, banhistas aproveitam área inundada na Orla II de Juazeiro; cuidados devem ser redobrados

Conforme já era esperado, a água do Rio São Francisco vem cada vez mais se expadindo pelas suas margens nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Na Orla da cidade baiana - que acaba sendo mais atingida por ser, geograficamente, mais baixa que a pernambucana -, o cenário mudou bastante nos últimos dias.

A RedeGN vem acompanhando de perto a situação das comunidades ribeirinhas, postando, ao longo da semana, diversas matérias sobre a cheia do Rio São Francisco. Na tarde de hoje (21), a equipe fez mais um registro, dessa vez, na Orla II de Juazeiro.

Em diversos trechos da Orla da cidade, a ciclofaixa já aparece inundada pelas águas do Velho Chico. Em um trecho específico da Orla II, a equipe da RedeGN flagrou alguns banhistas aproveitando a área que ficou tomada pela água, para tomar banho. O local, que ficou mais convidativo ainda com o sol de mais de 30 graus nesta tarde, vem chamando a atenção de crianças e adultos, inclusive de famílias, que aproveitam o cenário, nada costumeiro, para apreciar e se divertir conjuntamente.

Porém, é preciso redobrar os cuidados. É recomendado manter-se longe do leito do rio, principalmente as crianças, visto que o mesmo está mais fundo e com a correnteza mais forte, e isso está diretamente associado à turbidez da água e a irregularidade do solo, o que oferece risco inerente aos banhistas, os expondo a condições de perigo.

Em caso de afogamento, a orientação do Corpo de Bombeiros é que ninguém tente realizar o salvamento sozinho. Inúmeras situações de pessoas que tentam salvar alguém que está se afogando e acabam se tornando outra vítima. O correto é que se disponibilize algum material flutuante para a pessoa que está em perigo, como uma boia, uma garrafa plástica, ou algo que a mantenha na superfície, e acione o mais rapidamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Da Redação RedeGN / foto: Ney Vital