RedeGN - 'Saúde em Movimento': Prefeitura de Juazeiro leva serviços para comunidade quilombola de Alagadiço na próxima segunda-feira (24)

'Saúde em Movimento': Prefeitura de Juazeiro leva serviços para comunidade quilombola de Alagadiço na próxima segunda-feira (24)

A nova edição do projeto da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) vai levar diversos serviços de saúde para a área rural do município.

O 'Saúde em Movimento' vai até a comunidade quilombola de Alagadiço, na região do Salitre, na próxima segunda-feira (24) com atendimentos médicos e odontológicos, coleta e marcação de exames e orientações nutricionais.

O projeto, que tem a proposta de oferecer um maior número de atendimentos oferecidos pela Sesau à população de bairros mais distantes e comunidades da zona rural, levará nesta edição atendimento com clínicos gerais e ortopedista, realização de exame preventivo, atualização e cadastro do Cartão SUS, aferição de pressão arterial e de glicemia, vacinação Covid-19 de criança de 5 a 11 anos e pessoas com 12 anos ou mais (primeira dose, segunda dose e dose de reforço), orientações nutricionais, auriculoterapia, roda de conversa com profissionais de saúde mental, entre outros.

A população que tiver encaminhamento para realização de exames de laboratório também já sairá do 'Saúde em Movimento' com as guias agendadas. A grande novidade nesta edição é o lançamento da unidade móvel para atendimento odontológico, um veículo equipado para realizar procedimentos de saúde bucal.

"Estamos reunindo muitos serviços de saúde para suprir a demanda da comunidade de Alagadiço, no Salitre. Nesta edição do 'Saúde em Movimento' vamos para a área rural, levar ainda mais serviços para a população quilombola, com esta novidade que é o atendimento de saúde bucal com a nossa unidade móvel. Estamos muito felizes de poder levar mais este serviço às pessoas", destacou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

É preciso que as pessoas levem documentos pessoais como RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os atendimentos vão ser realizados das 8h30 às 13h e serão distribuídos no entorno da Igreja Católica da Comunidade Quilombola de Alagadiço (Salitre). "Nessa edição do 'Saúde em Movimento' iremos aproveitar todo o espaço externo da comunidade, evitando a aglomeração e aproveitando o contato com a natureza, inclusive realizaremos uma roda de conversa à sombra do pé de algaroba. Estamos bem animados por esse momento de acolhimento e atendimento no Alagadiço", disse a diretora de Educação Permanente e Humanização da Sesau, Anne Azevedo.

Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ