RedeGN - Brasil tem a maior taxa de transmissão da Covid-19 em um ano, diz plataforma

Brasil tem a maior taxa de transmissão da Covid-19 em um ano, diz plataforma

A taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil é a maior em um ano, e está em 1,6, segundo dados da plataforma de monitoramento Info Tracker, criada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP).

Isso significa que uma pessoa contaminada pode disseminar o vírus para mais de uma pessoa. A plataforma alerta que isso pode gerar uma possível aceleração de novos contágios.

Para fazer a comparação, no dia 20 de dezembro, antes do Natal, o índice de transmissão estava em 0.9.

Na semana de 10 de janeiro até 17 de janeiro, o site registrou um aumento de 0,32 na taxa de transmissão, a maior alta semanal registrada pela plataforma desde o início do monitoramento, em janeiro de 2021.

No momento em que o país enfrenta um “novo desafio”, como disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao se referir à luta contra a variante Ômicron do coronavírus, vários municípios voltam a restringir medidas de segurança — antes flexibilizada —para conter o avanço do contágio do vírus.

A plataforma também verificou cada uma das regiões do país. A região Sul está com a taxa de transmissão acima do nível do país com 1,76, seguida do Centro-Oeste com 1,68 e o Sudeste com 1,64.

O Norte tem 1,54 e o Nordeste aponta para 1,37.

O estado de São Paulo, por exemplo, tem registrado um aumento no número de casos de Covid-19 e Influenza nas últimas semanas.

De acordo com dados do InfoTracker, até o dia 17 de janeiro o estado marcava 54,73% na taxa de ocupação dos leitos de UTIs com pacientes de coronavírus.

CNN / foto: agência Brasília