RedeGN - Petrolina: Miguel Coelho anuncia criação da Secretaria de Inovação e Tecnologia

Petrolina: Miguel Coelho anuncia criação da Secretaria de Inovação e Tecnologia

Com o crescente avanço mundial por novas práticas na economia e no convívio social, o prefeito Miguel Coelho decidiu criar uma pasta dedicada a estimular projetos de inovação e incentivo à tecnologia em Petrolina. A estrutura já começa a funcionar nesta semana após o projeto de criação do setor ter sido aprovado na Câmara de Vereadores.

Para tratar dos primeiros passos da Secretaria de Inovação e Tecnologia, o prefeito se reuniu, nesta segunda (17), com o futuro responsável pela pasta, Clériston Ramos.

A estrutura será fundamental para a condução de projetos já em andamento, como o Cidades Inteligentes, bem como, para a adoção de outras iniciativas, a exemplo do Marco Legal da Inovação. A pasta ainda se relacionará com diversas instituições, universidades, empresas para o fomento à inovação, geração de novas matrizes energéticas entre outras tecnologias conectadas com o futuro. 

Pioneira no semiárido em várias ações de conectividade e inovação, Petrolina dá mais um passo nas políticas públicas voltadas para a tecnologia. Segundo o prefeito Miguel Coelho, a implantação da pasta vai acelerar ideias e fomentar o ambiente para a ciência e novas práticas. “A sociedade tem se transformado nas últimas décadas com o advento de formas diferentes de produzir, de gerar energia, e de nos relacionarmos. Nossa cidade é marcada por ser ousada e pensar à frente, por isso, estamos criando uma secretaria que pense exclusivamente em inovar e em tecnologia. Isso vai facilitar a criação de empresas, de projetos dinâmicos, de mentes inovadoras com um foco já no presente, no bem estar das pessoas, mas também no futuro desafiador que temos pela frente”, justifica o prefeito.

Secretário - Clériston Ramos é desenvolvedor de software e especialista em banco de dados. Com experiência de 22 anos na área de tecnologia, foi pioneiro no desenvolvimento de aplicativos móveis na região do Vale do São Francisco. Desde o início da gestão, em 2017, Clériston integra a equipe do prefeito Miguel Coelho. Atuou como diretor de Captação de Recursos, além de secretário-executivo de Planejamento e Tecnologia. O gestor da pasta de Inovação e Tecnologia já começa a trabalhar na função a partir desta terça-feira (18).

Junior Vilela Assessor do Prefeito Miguel Coelho Foto: Deivid Menezes