RedeGN - Juazeiro tem primeira criança entre 5 e 11 anos vacinada contra a Covid-19

Juazeiro tem primeira criança entre 5 e 11 anos vacinada contra a Covid-19

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) iniciou a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos nesta segunda-feira (17). A imunização, que está sendo realizada por grupos prioritários, foi iniciada na comunidade quilombola de Barrinha da Conceição.

A primeira criança a receber a primeira dose da vacina foi um menino, Samuel dos Santos Barros, de 8 anos.

O garoto mostrou coragem e nem a picadinha da injeção no braço o abalou. "Não doeu. Toda criança tem que tomar a vacina. Agora estou protegido", disse Samuel. O garoto estava acompanhado da mãe, Ana Paula Maria dos Santos, que mora na comunidade quilombola. Ela estava emocionada ao ver que o seu filho deu o primeiro passo para a imunização das crianças no município. "Achei maravilhoso essa oportunidade deles se vacinarem. A gente já tomou a vacina, mas tinha a preocupação deles ainda", disse Ana Paula.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, celebrou o início da vacinação das crianças no município. "Hoje é um dia muito importante na imunização contra a Covid-19 que é a inserção das crianças de 5 a 11 anos nesse processo de imunização. Vamos continuar avançando para vencer essa batalha contra o vírus", disse o secretário.

A comunidade quilombola de Barrinha da Conceição possui 18 crianças nessa faixa etária de 5 a 11 anos. A representante da comunidade, Silvana Moreira Santos Oliveira fez o contato com os pais das crianças que, prontamente, autorizaram a vacinação. "Estávamos na inquietação pelas vacinas das crianças, principalmente agora que voltaremos às aulas presenciais. Os pais ficaram felizes com essa graça das crianças receberem a primeira dose", disse a representante quilombola.

Vacinação crianças de 5 a 11 anos: Serão vacinadas contra a Covid-19, neste primeiro momento, crianças dos grupos prioritários: com deficiência permanente, comorbidade (comprovação mediante relatório médico ou cadastro/avaliação do serviço de saúde), indígenas, quilombolas, institucionalizadas e em situação de rua nesta mesma faixa etária de 5 a 11 anos. Após isso, a vacinação será destinada para as demais crianças nessa faixa etária, por ordem regressiva de idade. A estimativa populacional dessa faixa etária em Juazeiro é de 24.564 crianças.

A criança precisa possuir CPF ou Cartão SUS. Além disso, é preciso levar documento oficial da criança, comprovante de residência e o cartão de vacina. Para a vacinação, a criança precisa estar acompanhada do pai ou mãe, não sendo obrigado, neste caso, levar o termo de autorização impresso e assinado. Porém, caso a criança esteja na companhia de outro responsável, o pai ou mãe deve emitir por escrito uma autorização assinada.

 

 

Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ