RedeGN - Alerta de deslizamento em Morro de São Paulo

Alerta de deslizamento em Morro de São Paulo

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) do município de Cairu, emitiu ontem (13) um alerta sobre o risco de desmoronamento das falésias localizadas na Ilha de Tinharé. Devido às fortes chuvas, algumas dessas localidades entre Morro e Gamboa apresentam novamente o risco de deslizamento, identificado desde o ano passado.

Em outubro de 2021, o Crea-BA já tinha sinalizado o risco emitindo um nota amplamente divulgada,  que apontava para a possibilidade de deslizamentos da falésia. Junto a nota foi divulgado também um relatório técnico elaborado pela Prefeitura de Cairu.

Apesar da área já ter sido isolada para evitar acidentes, cabe alertar mais uma vez não somente aos profissionais mas também à sociedade, que evitem a área. Vale lembrar que em dezembro de 2020, um desabamento nas falésias da praia de Pipa no Rio Grande do Norte vitimou três pessoas, entre elas uma criança. Por isso, é importante que profissionais e sociedade estejam atentos a essas regiões e evitem a proximidade.

Confira matéria que o Crea divulgou em outubro: O município de Cairu-BA está localizado em um arquipélago formado por 26 ilhas, uma delas é Tinharé, que abriga Morro de São Paulo, um dos pontos turísticos mais visitados da costa brasileira. Algumas localidades entre o Morro e Gamboa, abrigam falésias muito frequentadas e, algumas estão com risco de deslizamento.

Por conta disso, o Ministério Público Federal, através da Ação Civil Pública nº 1000397-33.2021.401.3301, solicitou algumas ações ao município de Cairu visando alertar a sociedade. Cabe ao Crea-BA informar aos profissionais da região, e de toda a Bahia, os riscos de novas construções na região das falésias.

Vale lembrar que em dezembro de 2020, um desabamento nas falésias da praia de Pipa no Rio Grande do Norte vitimou três pessoas, entre elas uma criança. Por isso, é importante que profissionais e sociedade estejam atentos a essas regiões e evitem a proximidade.

Ascom Crea Ba