RedeGN - Após aumento de casos, secretaria de Saúde de Petrolina orienta população sobre síndromes gripais

Após aumento de casos, secretaria de Saúde de Petrolina orienta população sobre síndromes gripais

No verão é comum que existam vários casos de síndromes gripais, isso acontece devido as quedas bruscas de temperatura afetando a imunidade. Por conta disso, a Secretaria de Saúde de Petrolina está orientando a população sobre as formas de prevenção como das doenças virais, como gripes ou até mesmo a covid-19.

O mais importante neste momento, principalmente com a chegada do período festivo, é manter as medidas de prevenção, como uso de álcool em gel, seguir o distanciamento social e uso de máscara. Em caso de sintomas leves, como tosse, coriza e espirros, o recomendado é que se isole em casa e faça uso de antitérmicos, uma boa alimentação e bastante líquido.

"A maioria dos casos de síndromes gripais são leves que podem ser tratados de casa, sem a necessidade de intervenção médica. É muito importante que a população saiba identificar esses sintomas para não sobrecarregar as Unidades básicas de saúde" destaca o diretor médico da Secretaria de Saúde, Erick Oliveira.

Em casos de sintomas graves, como dores do peito, dificuldade de respirar e febre alta, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde para ser avaliado por um profissional "As unidades básicas de saúde estão de portas abertas para receber a população que está com síndromes gripais. Na própria unidade o médico irá avaliar, encaminhar para testes e, em casos mais graves, internação" destaca Erick Oliveira.

"É importante ressaltar que a pandemia não acabou, os sintomas da COVID-19, influenza e dos resfriados mais comuns são muito parecidos. Então se está com sintomas gripais, se isole, após três dias de sintomas, faça um teste para covid, descartando a possibilidade, permaneça isolado até a remissão dos sintomas, assim evita a disseminação de qualquer outro tipo de vírus. Vamos nos cuidar, manter as vacinações em dias, para juntos caminharmos para o fim dessa pandemia", conclui Erick Oliveira.

Fique atento às dicas:

– É importante lavar sempre as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

– Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. 

Da Redação RedeGN