RedeGN - Abertura das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia começa neste domingo (9)

Abertura das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia começa neste domingo (9)

Acontece, até o dia 9 de janeiro em Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador (RMS),  o I Encontro de Caboclos e o evento cívico com e a apresentação artística da Ópera da Liberdade, marcando a abertura das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia.

De acordo com a assessoria de imprensa da cidade, além de toda programação cívica já realizada tradicionalmente, o projeto conta com o I Encontro dos Caboclos que reunirá os municípios que marcam historicamente o processo de independência, com a chegada dos caboclos dos municípios de Cachoeira, São Félix, Maragogipe e Salinas da Margarida.

O evento de caráter cultural, cívico e náutico, tem na sua abertura o início do Bicentenário da Independência do Brasil, com o objetivo de promover a contribuição das cidades-irmãs no processo de construção da Independência do Brasil.

A proposta conta também com a apresentação artística e cultural da “Ópera da Liberdade”, de caráter sócio educacional, cultural e cívico, que visa agregar aos Festejos Cívicos com única apresentação de um espetáculo histórico no intuito de promover as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em Itaparica.

A ópera é composta por músicos de canto coral, dançarino e apresentação teatral com participação do grupo cultural Caboclos de Itaparica e grupos e artistas de Itaparica e Salvador, com o envolvimento de mais de 150 pessoas, reforçando assim a importância histórica e cultural do município.

 A programação conta no dia 7 com hasteamento de bandeira, missa, sessão solene, saída da puxada dos carros dos caboclos dos municípios convidados, Encontros dos carros dos Caboclos de todos os municípios e apresentação artística e cultura “ Ópera da Liberdade”. No sábado, dia 8, e no domingo, dia 9, conta o Auto da Roubada da Rainha com os caboclos de Itaparica. Toda programação respeita os protocolos estabelecidos pela OMS.

A data comemorativa relembra a batalha de 1823. Na época, ocorreu um confronto ocorrido da Baía de Todos-os-Santos e praias da Ilha de Itaparica entre o Exército Brasileiro e a Marinha e Exército de Portugal durante a Guerra da Independência do Brasil. Apesar de a independência do Brasil ter sido proclamada por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822, a luta armada prosseguiu na Bahia, com o enfrentamento da resistência portuguesa.

O ano de 2022 oferece a oportunidade única de valorizar a história da Independência do Brasil na Bahia partindo do início a partir do município de Itaparica (07 de janeiro),14 de junho (Santo Amaro); Cachoeira e São Félix,( 25 de junho);Maragogipe e Salinas da Margarida;  projetando assim, no cenário nacional, os municípios e fazer assim das cidades, destinos turísticos, culturais, cívicos e náuticos em janeiro de 2022.

Foto Agencia Brasil