RedeGN - Centro de Parto Normal: Primeiros bebês de 2022 nasceram nesse domingo em Petrolina

Centro de Parto Normal: Primeiros bebês de 2022 nasceram nesse domingo em Petrolina

Os primeiros dias de janeiro chegaram trazendo vida nova para Petrolina. Isso porque no domingo, segundo dia do ano, duas gestantes deram à luz a crianças fortes e saudáveis. A primeira a vir ao mundo foi a Kiara Eloá, que nasceu às 00h, a segunda foi Yana Cecília, ela chegou às 02h33min. Esses foram os dois primeiros nascimentos de 2022 do Centro de Parto Normal.  Durante 2021, o CPN realizou 388 partos.

Mãe de primeira viagem, Antônia Aparecida Kayslla da Silva,16 anos, relata como foi o parto. "Eu só tenho a agradecer toda a equipe da Casa de Parto. Era meu sonho, desde que descobri a gestação, em ter minha filha de parto normal. Os profissionais desse lugar são simplesmente maravilhosos, muito atenciosos, prestativos e com total amor e respeito pelas pessoas. Todos são excepcionais", descreveu.

Para Sara Pires, 22 anos, também mãe de primeira viagem, conhecer as formas de parto e encontrar no CPN toda assistência necessária foi algo inexplicável. "Meu parto foi considerado rápido e tranquilo. Ao descobrir a gestação, procurei os tipos de partos e quais teria a possibilidade de vivenciar esse momento único. Foi nessa busca que conheci melhor o CPN, agendei uma visita e fiquei encantada com a proposta. A experiência de gerar e encaminhar uma nova vida é inexplicável. Minha experiência foi boa, tanto eu quanto meu companheiro fomos bem recebidos por toda equipe", expôs Sara.

O parto no CPN acontece em pacientes sem histórico de alterações durante a gestação, ou seja, a unidade atende gestantes de baixo risco e sem contraindicação para o parto natural. A unidade funciona 24 horas e atende mulheres assistidas na rede de atenção básica de Petrolina.

Com um ambiente aconchegante, o local conta com espaços decorados, banheira, bancos adaptados, sala de deambulação (local para passeio das gestantes), cinco salas de parto, ambiente de cuidados ao recém-nascido, vacinação, sala de registro e setor administrativo. O Centro de Parto Normal fica localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, próximo ao Hospital Universitário (HU), no centro da cidade.

Ascom PMP