RedeGN - "A Ômicron mais transmissível e os sistemas de saúde estão à beira de um colapso", diz diretor da OMS

"A Ômicron mais transmissível e os sistemas de saúde estão à beira de um colapso", diz diretor da OMS

Um tsunami de casos das variantes ômicron e delta do coronavírus colocará os sistemas de saúde à beira do colapso, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Estou extremamente preocupado que a ômicron, sendo mais transmissível e circulando ao mesmo tempo que a delta, esteja causando um tsunami de casos. Isso está colocando e continuará a exercer uma pressão imensa sobre os profissionais de saúde exaustos, e os sistemas de saúde estão à beira de um colapso", disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.

Nos últimos sete dias, o mundo registrou um recorde de casos de covid-19, com uma média de mais de 935.000 casos diários detectados de 22 a 28 de dezembro, segundo balanço da AFP elaborado com base em informações oficiais. 

Com 6.550.000 casos registrados entre 22 e 28 de dezembro, ou 935.863 por dia em média, o vírus circula hoje a uma velocidade sem precedentes, significativamente superior ao recorde anterior. Este marco havia sido alcançado entre 23 e 29 de abril, quando 817.000 casos diários foram contabilizados.

AFP