Exposições de produtos e serviços durante o Salão de Turismo podem ser negociadas a partir desta terça

Após sofrer com a paralisação dos trabalhos durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, o turismo do Vale do São Francisco terá uma nova oportunidade para fomentar as atividades do setor. A partir desta terça (14), estão abertas as negociações para a exposição de serviços e produtos durante o I Salão de Turismo, que acontecerá no período de 28 de abril a 1º de maio de 2022, em Petrolina (PE). Empreendedores do trade, que atuam nas mais diversas modalidades do turismo, podem entrar em contato com a Coopemvale ou com a Criatur, realizadoras do evento, para dar início ao processo de aquisição dos espaços (confira os contatos no final da matéria).

Micro, pequenas e médias empresas dos mais diversos segmentos, como rede hoteleira, transportadoras aéreas e terrestres, agências, além de guias e operadores do turismo, promotores de eventos e serviços auxiliares serão os principais expositores do Salão, ocupando uma área de aproximadamente 2 mil m² de estandes. O tamanho de cada box será flexível e uma equipe técnica dará suporte profissional para a layoutização dos espaços. 

“Teremos pessoas com bastante experiência em feiras para auxiliar e orientar no que for preciso: designers de interiores, engenheiros, arquitetos, cenógrafos. Poderemos fazer projetos exclusivos na forma, cor, iluminação e padrões específicos”, informa Sérgio Martins, presidente da Cooperativa de Profissionais, Produtores e Empreendedores do Turismo e do Agronegócio do Submédio São do Francisco (Coopemvale).

Parte dos estandes também será ocupada por parceiros do evento, como prefeituras, governos estaduais e federal, universidades e outras instituições. Ao todo, o I Salão de Turismo do Vale do São Francisco terá uma área de quase 5 mil m², que conta ainda com auditórios, palco, espaço para o festival gastronômico e de artesanato e uma marina, com exposições de transportes aquáticos. 

Além de ser um evento de capacitação e exposição de serviços e produtos turísticos, o Salão é uma oportunidade para que o trade conheça melhor as características da região. Cynthia Clause, da agência Criatur, acredita que essa é uma grande oportunidade para que o promotor do turismo possa absorver e agregar dentro do seu produto. 


“Os expositores podem trazer e conhecer inovações e estar em comunicação com outros parceiros dentro do território. Quem participar do Salão, sem dúvidas, vai conseguir se manter no mercado de forma diferenciada, com muito mais inovação e muito mais próximo do que o público espera, porque conhecerá melhor as demandas do setor”, salienta Cynthia. 


Sérgio Martins reforça que muitos processos serão diferentes após a pandemia e que os profissionais devem acompanhar as ações do segmento. “As pessoas que trabalham com turismo precisam estar conectadas com as inovações do mercado e o Salão será uma grande vitrine desses atrativos. O evento vai ser um divisor de águas para a região. Será uma provocação, um ‘start’ de uma nova era”, destaca.


Importância na economia

Apesar de ser um dos setores mais afetados pelo novo coronavírus, o turismo gerou mais de 21,5 mil empregos em 2020, o que representa cerca de 15% de todos os postos de trabalho gerados durante o ano passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No Vale do São Francisco, a cadeia é movimentada principalmente pelo enoturismo, turismo náutico, rural e pelo ecoturismo. 


“Temos um potencial fantástico, mas para que ele seja consolidado é preciso que haja organização, qualificação e isso tudo será promovido durante o Salão. Temos muitas possibilidades dentro do mercado e se estivermos alinhados com o potencial do nosso território, alcançaremos grandes conquistas, inclusive com a geração de emprego e renda”, pontua a diretora da Criatur, Cynthia Clause.

Ascom