RedeGN - Mais de 200 kg de carne são apreendidos pela Vigilância Sanitária em Petrolina

Mais de 200 kg de carne são apreendidos pela Vigilância Sanitária em Petrolina

Após o recebimento de denúncia, na manhã desta segunda-feira (13), uma equipe de fiscalização da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), acompanhada pela Guarda Civil Municipal, fiscalizou uma barraca que comercializava carne bovina sem certificação de abate na feira livre do bairro José e Maria. Ao todo, mais de 240 kg de carne foram apreendidos pela equipe.

Os produtos retidos durante as fiscalizações têm dois destinos, são descartados no centro de tratamento de resíduos do município ou doados para o 72º Batalhão de Infantaria, onde são utilizadas na alimentação dos animais do zoológico.

Desde que o abatedouro municipal foi reaberto, os criadores de animais têm um local específico para o abate e acondicionamento dos animais, isso tudo dentro das normas estabelecidas pela vigilância. "O nosso papel, enquanto órgão regulamentador e fiscalizador é trabalhar para garantir aos consumidores produtos com qualidade e certificação. Assim, após a reabertura do abatedouro, temos um local apropriado, dentro das normas, com profissionais e espaços refrigerados, isso desde o abate até o transporte para feiras e mercados da cidade. É inadmissível que animais sejam abatidos em locais sem as condições mínimas de higiene e saúde", destacou o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.

A população pode denunciar através do 153, Guarda Civil Municipal, e também pelo 156, Ouvidoria Municipal. O 156 funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Da Redação RedeGN