RedeGN - Juazeiro recebe remessa de vacina BCG, mas quantidade não é suficiente para atender demanda, diz Sesau

Juazeiro recebe remessa de vacina BCG, mas quantidade não é suficiente para atender demanda, diz Sesau

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro recebeu nesta segunda-feira (6), uma remessa de vacina BCG, que protege contra a tuberculose. O município estava no aguardo de novo lote da vacina por parte do governo do estado.

Juazeiro recebeu cerca de 2 mil doses, as quais já estão sendo distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também na Maternidade de Juazeiro. Porém, segundo a Sesau, o município aguarda nova remessa da referida vacina para conseguir atender a demanda.

"Este quantitativo que recebemos agora ainda não é suficiente para a população que temos. Iremos receber novas remessas conforme envio ao Núcleo Regional de Saúde Norte por parte do Ministério da Saúde", destacou a enfermeira da Rede de Frio de Juazeiro, Renata Moreira.

BCG

Com dose única, a imunização costuma deixar a famosa ‘marquinha’ no braço direito, ela deve ser administrada o mais precoce possível, de preferência ainda na maternidade. O imuno protege contra as formas mais graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

A vacina BCG pode ser aplicada nos recém-nascidos nas Unidades Básicas de Saúde do município (UBSs), exceto na UBS Alagadiço e UBS João XXIII. Os bebês que nascem no Hospital Materno Infantil já recebem a vacina BCG no hospital, junto à vacina da Hepatite B.

Da Redação RedeGN