RedeGN - Parlamentares pedem convocação do ministro da Educação após demissões no Inep

Parlamentares pedem convocação do ministro da Educação após demissões no Inep

Após a série de demissões no Inep divulgada pela CNN Brasil, o presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado federal Professor Israel, pediu à Comissão de Educação da Câmara a convocação do ministro Milton Ribeiro e o convite do presidente do Instituto, Danilo Dupas.

Para o parlamentar, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para o fim deste mês, corre riscos. “A administração do Dupas elevou o Inep a uma deterioração muito rápida, a uma profunda crise de confiança entre os servidores e a gestão, a ponto de que agora dezenas de servidores renunciaram a seus cargos de confiança. O ENEM está ameaçado, mas não só ele. Outras avaliações importantes e a produção de dados que baseiam as políticas públicas em educação no Brasil também estão ameaçadas”, afirmou o deputado.

O parlamentar avalia que as demissões impactaram cargos responsáveis pelas orientações de aplicação e logística nos dias das provas. O pedido vai ser analisado pela comissão de Educação nesta quarta-feira (10).

Em poucos dias, o Inep, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, registrou 32 baixas, 30 delas somente nesta segunda-feira. Coordenadores e substitutos entregaram os cargos alegando que o órgão sofre de má gestão.

A Frente Parlamentar, que reúne cerca de 320 parlamentares, entre deputados e senadores, também encaminhou pedido de informações para o MEC e o Inep sobre o ocorrido, também solicita uma audiência pública para debater o problema com entidades que representam estudantes universitários e secundaristas.

A CNN tentou contato com o Inep, diretamente o diretor do instituto, Danilo Dupas, e com o Ministério da Educação mas, até o momento, não teve retorno.

CNN / foto: reprodução