RedeGN - Deputado Hilton Coelho cobra do MEC retomada do pagamento das bolsas da Capes

Deputado Hilton Coelho cobra do MEC retomada do pagamento das bolsas da Capes

Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) manifestou seu apoio "a milhares de estudantes que passam por extrema dificuldades geradas pelo Ministério da Educação (MEC) que pouco ou nada faz para a regularização do pagamento das bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) são os mais prejudicados pela falta do pagamento".

A bolsa da Capes é a única fonte de renda de muitos estudantes, que utilizam o valor de R$ 400 para garantir a permanência nas universidades. Sem condições de permanência qualificada, toda a formação acadêmica fica comprometida. 

O parlamentar lembra que "estudantes universitários de todo país protestam contra o atraso no pagamento das bolsas, e denunciam a situação de vulnerabilidade socioeconômica. Expresso mais uma vez minha integral solidariedade e apoio. A liberação do pagamento das bolsas está condicionada à aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 17/2021 que destina R$ 43 milhões para o pagamento de 60 mil bolsistas da educação básica. A votação estava prevista para o final de outubro e nada aconteceu". 

Há uma mobilização nacional visando acelerar a votação no Congresso Nacional. Hilton Coelho conclui afirmando que seu mandato se coloca dentro desta luta. "É fundamental que a sociedade de envolva de forma firme e direta para assegurar o direito à educação. A rápida aprovação do PLN 17/21 visa possibilitar readequação orçamentária e contribuir com a solução deste problema, muito embora, em nossa opinião, uma solução seria possível caso houvesse empenho do MEC e educação fosse uma prioridade do governo federal.

Ascom Dep. Hilton Coelho