RedeGN - Vereador Dr. Salvador cobra explicações sobre fechamento de 50 leitos para Covid-19 na Rede PEBA

Vereador Dr. Salvador cobra explicações sobre fechamento de 50 leitos para Covid-19 na Rede PEBA

O vereador Dr. Salvador (PCdoB), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara municipal de Juazeiro-Ba, se reuniu nesta manhã (3) com o Presidente do Legislativo e demais membros da comissão, colocando em pauta a questão da diminuição dos leitos para Covid-19 na Rede PEBA, que atende demandas por internamentos de pacientes de Juazeiro, Petrolina e região.

Autor de um pedido de explicações sobre esse déficit de leitos, encaminhado à CIB, Comissão Intergestores Bipartite, Dr. Salvador avaliou, junto com os demais membros da comissão, em reunião com o presidente do legislativo, Berg da Carnaíba, providências e explicações sobre o fechamento de 50 leitos para tratamento da Covid-19 em Petrolina.

Acabo de sair da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, da qual sou vice-presidente, e através de uma solicitação minha, referendada pelos demais membros da Comissão, estamos encaminhando um pedido de explicações à comissão interestadual Bipartite, da rede PEBA, questionando o porquê do fechamento de mais de 50 leitos para Covid-19 em Petrolina, dado o aumento do número de casos aqui na região Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco Pernambuco - Bahia, Rede PEBA".

O vereador explicou que “graças ao Governador Bahia, Rui Costa, esses leitos se mantém abertos em Juazeiro e região, mas houve um aumento muito grande de casos nesta última semana e nós precisamos saber se haverá ou não a reabertura desse leitos no outro lado da ponte, em Petrolina, pois isso preocupa e a população vai continuar sofrendo a necessidade de leitos de urgência”, explicou.

O vereador, que é médico, alerta para a necessidade do retorno dos leitos de urgência em Petrolina, já que Juazeiro manteve seus leitos, mas não tem condições de atender a demanda que vem ocorrendo nos últimos dias: “Juazeiro manteve seus leitos abertos, mas Petrolina fechou 50 e com esse aumento de casos, pode faltar leitos de urgência e isso é preocupante”, alertou o vereador, lembrando que estudos já de conhecimento público, projetam a possibilidade de uma terceira onda até o final deste ano de 2021".

Ascom Vereador Dr. Salvador