RedeGN - UPAE/IMIP de Petrolina promove palestra sobre Outubro Rosa

UPAE/IMIP de Petrolina promove palestra sobre Outubro Rosa

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) promoveu, no último dia 15, uma palestra sobre o Outubro Rosa com a enfermeira Hilarine Novaes. A proposta foi feita pela equipe de Segurança do Trabalho e integra as ações do mês de conscientização sobre o câncer de mama no serviço.

O momento foi voltado para o público interno. "Participaram mulheres e homens profissionais da casa. Falamos sobre a importância do autoexame, das consultas de rotina, e ressaltamos que os homens também podem ter câncer de mama, então precisam estar atentos", esclarece.

Na oportunidade, Hilarine falou um pouco sobre a história da campanha, como e porque ela foi criada, e a diferença que o diagnóstico precoce pode fazer para o prognóstico do paciente. "Quanto antes for iniciado o tratamento maiores as chances de cura", garante.

"A gente precisa aprender a conhecer o nosso corpo, pois ele dá sinais. Então, nada de deixar para lá aquele mal estar, nódulo, mancha ou qualquer outro sintoma persistente. Buscar um serviço de saúde é sempre o melhor caminho", acrescenta.

Vale lembrar que o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos em 2020. No Brasil, o câncer de mama é também um dos mais prevalentes em todas as regiões, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

A UPAE todos os anos adere a essa causa e busca realizar programações que envolvam profissionais, pacientes, acompanhantes e a população em geral. "Isso é trabalhar com educação em saúde e prevenção. Somos assistência, mas também temos esse dever, que realizamos com muita satisfação", garante a coordenadora geral, Grazziela Franklin.
 

Ascom UPAE/HDM/IMIP