RedeGN - Jornada das Águas: Ministro do Desenvolvimento Regional cumpre agenda em Juazeiro e Petrolina nesta terça-feira (19)

Jornada das Águas: Ministro do Desenvolvimento Regional cumpre agenda em Juazeiro e Petrolina nesta terça-feira (19)

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), segue nesta terça-feira (19) com a Jornada das Águas, desta vez com agendas na Bahia e em Pernambuco. O ministro Rogério Marinho estará em Juazeiro, onde fará anúncios de obras estruturantes para o Norte Baiano, além de obras que vão auxiliar o desenvolvimento regional da área. Em Petrolina, ele participa da inauguração de um perímetro irrigado.

Às 11h, em Juazeiro, o ministro lançará licitação para elaboração de estudos ambientais e projeto básico para as obras do Canal do Sertão Baiano, que vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas em 44 cidades do interior da Bahia. Além disso, será divulgado edital para a concessão das etapas 3 a 9 do Perímetro Irrigado do Baixio do Irecê. Na sequência, ele participa do workshop "Ações de Apoio e Desafios na Fruticultura Irrigada".

Na parte da tarde, Rogério Marinho estará na cidade de Petrolina, em Pernambuco, para entregar a Área Sul do Projeto Público de Irrigação Pontal (PPI Pontal). No mesmo ato, marcado para as 15h, o ministro assina ordem de serviço para o início da construção da Área Norte. Às 17h, o titular do MDR visitará uma exposição de produtores que atuam no polo local da Rota do Cordeiro, na sede da Codevasf, em Petrolina.

Sobre a Jornada das Águas

A Jornada das Águas foi iniciada nesta segunda-feira (17) na nascente histórica do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, e vai percorrer os nove estados do Nordeste com entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d'água, saneamento básico, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão revolucionar a maneira como o brasileiro se relaciona com a água.

Da Redação RedeGN / foto: Valter Campanato/Agência Brasil