RedeGN - Parque Municipal Josepha Coelho é alvo de vandalismo e Prefeitura de Petrolina alerta para cometimento de crime

Parque Municipal Josepha Coelho é alvo de vandalismo e Prefeitura de Petrolina alerta para cometimento de crime

Além de causar prejuízo financeiro, impondo à Prefeitura de Petrolina gastos que não estavam previstos, a depredação de equipamentos públicos se configura como um ato criminoso e também provoca grandes transtornos sociais, prejudicando toda população. Um exemplo recente foi o que ocorreu no último final de semana no Parque Josepha Coelho, cujas grades de proteção de um trecho do espaço público foram arrancadas e jogadas no chão, deixando o local totalmente vulnerável. 

A prefeitura destaca que o Parque, que é um espaço de lazer, cultura, esporte e cidadania e tem como objetivo auxiliar na manutenção da qualidade de vida da população, sofre constantemente com a ação de vândalos, que destroem e sujam o espaço.

"Muitas vezes o local é alvo de depredação de um serviço que acabou de ser feito. Infelizmente, a maior prejudicada é a própria comunidade, que perde a oportunidade de usufruir de um espaço que proporciona saúde e bem-estar. Banheiros, parque infantil e os aspersores de irrigação, também já foram danificados anteriormente, além das paredes do Parque, que sofrem com pichações", diz a gestão.

Por isso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, faz um apelo à população e pede que as pessoas ajudem a fiscalizar e preservar as áreas públicas. "Se cada cidadão cuidar dos espaços públicos, a população terá muitos locais para passar momentos agradáveis com a família e amigos. Além do cuidado, cada pessoa deve ser um agente fiscalizador. Cada parte da cidade, desde uma praça inteira, até um banco, tudo é dinheiro público investido, tudo é fruto de muito suor dos trabalhadores de Petrolina que pagam seus impostos", comentou o secretário Executivo de Esportes, Jerfersson Correia.

O secretário ainda lembra que apesar dos serviços de manutenção das áreas públicas serem de responsabilidade do Governo Municipal, as pessoas também têm o dever de zelar pela preservação desses locais. "Procuramos oferecer locais que possam ser utilizados de maneira saudável e familiar. No entanto, as pessoas devem se lembrar de que esses espaços pertencem a elas e, por isso, também são responsáveis por sua manutenção", contou Jerfersson.

Denúncias

A prática de dano ao patrimônio público é considerada ato criminoso previsto no Art. 163 da Lei n°2.848/40 do Código Penal. Denúncias desse tipo de crime podem ser feitas ligando para a Polícia Militar, através do 190, ou para a Guarda Municipal de Petrolina no número 153.

Da Redação RedeGN