Rio São Francisco: Situação do volume útil de água também da Usina de Três Marias, Minas Gerais, é de alerta

A reportagem da REDEGN obteve a informmação que é de alerta, situação do volume útil de água também da Usina de Três Marias, Minas Gerais.

O reservatório, de acordo com a Cemi-Companhia Energética de Minas Gerais, apesar da natural, essa diminuição do volume útil nos próximos meses de seca, os níveis atuais ainda não são os mais críticos.

Entretanto, a Cemig vem destaca que conforme solicitação do Operador Nacional do Sistema (ONS), a atual conjuntura energética demanda a utilização de todos os recursos disponíveis para garantir o suprimento de energia do país. 

Assim sendo, são esperados armazenado próximos aos mínimos operativos até o final do mês de novembro para mais reservatórios operados pela Cemig.

Alguns cenários de simulações futuras indicam armazenamentos nos reservatórios da Cemig em níveis próximos aos mínimos operativos ao final da estação seca. Cabe ressaltar que estes reservatórios têm sua operação e despacho energético coordenados pelo ONS, que é responsável pela definição da política operativa dos reservatórios de forma a atender as necessidades do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em documento de 13 de setembro de 2021, o ONS estabeleceu aos agentes geradores que “…é de suma importância o uso de todos os recursos armazenados nos reservatórios da bacia do rio Paraná, bem como a flexibilização de restrições de níveis mínimos”.

Essa medida tem o objetivo de aumentar a disponibilidade de recursos para o enfrentamento da atual situação de escassez hídrica e é uma determinação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), instituída pela Medida Provisória nº 1.055, de junho de 2021. Ainda assim, o ONS publicou no dia 25 de agosto de 2021, o Estudo Prospectivo quanto à avaliação das condições de atendimento eletroenergético do país (Nota Técnica NT-ONS DGL 0093/2021), concluindo pela flexibilização do uso dos recursos energéticos dos reservatórios do SIN, indicando armazenamentos entre 8 a 11% da capacidade máxima da região Sudeste/Centro-Oeste até o final do mês de novembro deste ano.

UHE Três Marias, instalada no rio São Francisco, entre os municípios de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté é esperado um armazenamento de cerca de 22% na UHE Três Marias ao final de novembro, considerando a determinação da CREG para flexibilizar a política operativa determinada pela Resolução ANA nº 2.081/2017. Não se trata do pior armazenamento histórico, dado que foi vivido um nível próximo a 2,5% no ano de 2014.

Redação redeGN Foto site cemig