RedeGN - Meio ambiente: Novo foco de incêndio é detectado em Campo Alegre de Lourdes; chamas se aproximam da divisa com o Piauí

Meio ambiente: Novo foco de incêndio é detectado em Campo Alegre de Lourdes; chamas se aproximam da divisa com o Piauí

Mais um incêndio em área de vegetação foi registrado na região norte da Bahia. Desta vez, o fogo causa destruição no povoado de Angico, na cidade de Campo Alegre de Lourdes. Bombeiros e brigadistas atuam para combater o fogo, que se aproxima da fronteira com o Piauí.

Ainda não é possível mensurar a extensão da área atingida pelo fogo, porém, as equipes estimam que já tem maior proporção do que o incêndio que ocorreu na mesma cidade, no mês de setembro.

Ao todo, cinco brigadistas voluntários e 16 militares do Corpo de Bombeiros atuam no combate às chamas no Angico, com suporte logístico da prefeitura de Campo Alegre de Lourdes. Carros-pipa e drones são utilizados na operação e uma aeronave do Corpo de Bombeiros deve ser enviada para reforçar os trabalhos.

O tempo seco e as altas temperaturas na região tornam o trabalho mais difícil. Desde abril o município não registra chuvas. Os ventos fortes ajudam o fogo a se alastrar.

Além da destruição da caatinga, o fogo consumiu plantios de capim na região, o que pode causar prejuízo à criação de gado no norte da Bahia.

O Corpo de Bombeiros informou que os trabalhos seguem em áreas de queimadas registradas em pelo menos 15 municípios baianos nesta quinta-feira (7). Equipes atuam em ocorrências principalmente no norte e oeste da Bahia, além de cidades na Chapada Diamantina.

G1 Bahia Foto Corpo Bombeiros