RedeGN - Covid-19: aumento no número de casos confirmados em Juazeiro foi provocado por dados acumulados no sistema do Ministério da Saúde, diz assessoria

Covid-19: aumento no número de casos confirmados em Juazeiro foi provocado por dados acumulados no sistema do Ministério da Saúde, diz assessoria

O Ministério da Saúde atualizou o sistema E-SUS VE, que registra os casos da Covid-19. Nos boletins epidemiológicos desta semana, divulgados pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, houve um aumento no número de casos confirmados.

O "módulo notifica" do sistema atualizou os dados e o que estava acumulado em meses anteriores foi adicionado ao mês de setembro, mas não são considerados casos novos da doença.  

"Alguns estados e municípios se posicionaram diante dessa diferença de dados e a justificativa do Ministério da Saúde é de que esses números estavam represados desde o início da pandemia, o que não reflete a realidade atual. Estamos ampliando a testagem em toda a rede de saúde de Juazeiro e temos o ponto móvel e mesmo assim os números são menores. Primando pela transparência, nós estamos divulgando esse ajuste no nosso boletim em virtude das mudanças feitas no sistema E-SUS VE", explicou a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Morgado.

Foram registrados nesta quinta, 10 novos casos da Covid-19. Juazeiro está há 31 dias sem a ocorrência de novos óbitos por complicações da doença. O último registro foi no dia 30 de agosto. O município contabiliza 379 mortes em decorrência do coronavírus.

O levantamento aponta que o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 25%, com 114 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 é de 35%, com 13 leitos disponíveis.

Casos: Desde o início da pandemia, 18.344 moradores foram infectados, dos quais 17.705 já estão recuperados. Os casos descartados somam 32.571. O município tem 260 casos ativos do novo coronavírus. 

Testes: Foram realizados desde o início da pandemia 37.698 testes rápidos pela prefeitura e 3.344 pelo Lacen, em Salvador.

Ascom PMJ