RedeGN - Servidores da Maternidade de Juazeiro passam por treinamento de prevenção de acidentes com material biológico

Servidores da Maternidade de Juazeiro passam por treinamento de prevenção de acidentes com material biológico

Nesta terça-feira (28), a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (Sesau),  realizou um treinamento em saúde do trabalhador para os auxiliares de serviços gerais da Maternidade Municipal.

A palestra foi ministrada pela gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Sesau, Ana Cleide da Silva Dias.

A palestra abordou sobre acidentes biológicos, ou seja, a exposição a sangue ou secreções através da pele, das mucosas (olhos, boca e nariz) ou de lesão perfuro-cortante com agulhas, instrumento cirúrgico e vidros contendo secreções. Acidentes com material biológico podem ocorrer devido ao descarte inadequado de materiais em locais impróprios, provocando lesões perfuro-cortantes nos trabalhadores, e possivelmente contaminação com vírus, como os do HIV e os das Hepatites B e C, por exemplo.

"Enfatizamos a importância do trabalhador receber orientações sobre este tipo de acidente para o manejo clínico adequado, tendo em vista o grande potencial de risco de adoecimento que o trabalhador pode ser acometido com esse tipo de acidente, além de reforçar sobre a importância da vacinação para Hepatite B, utilização adequada de Equipamentos de Proteção Individual e notificação do acidente," explicou a coordenadora do CEREST, enfermeira Ana Cleide.

A auxiliar de serviços  gerais, Márcia Semírames, aprovou a iniciativa. "Tem muitas coisas que eu não conhecia. Através desse treinamento vamos melhorar os cuidados conosco e com as pessoas que vêm à maternidade," contou  a colaboradora.

Programação continua: A capacitação será continuada como parte do programa de humanização da  Secretaria de Saúde. Nesta quarta (29), será a vez dos trabalhadores da lavanderia hospitalar participarem da palestra.

"Uma equipe bem preparada,  bem informada,  ela melhora o atendimento à população. A maternidade de Juazeiro é referência para mais de 52 municípios, realizando mais de 400 partos por mês. Cada capacitação é importante para garantir um atendimento de qualidade. Para acolher bem é preciso primeiro acolhermos quem está aqui todos os dias, ou seja, cuidando e valorizando os nossos servidores,  para que eles se sintam importantes no processo de fazer saúde," ressaltou a diretora geral da maternidade, Érica Góes.

 

 

Ascom PMJ