RedeGN - Defesa Civil de Petrolina dá dicas de como prevenir incêndios e queimadas

Defesa Civil de Petrolina dá dicas de como prevenir incêndios e queimadas

Durante este período do ano, em que são registradas temperaturas elevadas, a Defesa Civil orienta sobre os principais cuidados que a população deve ter com os incêndios e queimadas, que geralmente acontecem na vegetação. Isso ocorre em função da baixa umidade e das altas temperaturas predominantes em nossa região.

A primeira recomendação é não colocar fogo em lixo e em resto de poda de árvores nas áreas com vegetação. Depois disso, para minimizar o risco, também deve-se observar a proibição de fumar em locais com grande quantidade de material combustível, além de não jogar cigarros e fósforos acesos nessas regiões.

A Defesa Civil ainda orienta que a comunidade não armazene materiais sem que estejam devidamente organizados e, de preferência, em um local limpo. Também é necessário lembrar de apagar com água o resto de fogueiras em acampamentos, dessa forma se evita que o vento leve as brasas à vegetação.

Outra dica importante é manter produtos voláteis, como álcool, fósforos ou isqueiros, fora do alcance de crianças, de preferência mantê-los em um local ventilado e afastado de fontes de calor.

Por último, em caso de emergência solicite o apoio da Defesa Civil no telefone 153 ou do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

Ascom PMP