RedeGN - Univasf discute saúde mental a partir do documentário “Inscrições do Tempo no Corpo Presente”

Univasf discute saúde mental a partir do documentário “Inscrições do Tempo no Corpo Presente”

Com o intuito de despertar uma reflexão sobre saúde mental, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia, Esporte e Educação (Nepfee), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará um debate sobre o assunto a partir do longa-metragem “Inscrições do Tempo no Corpo Presente”, um documentário da roteirista e diretora Kit Menezes.

O evento, que também será um dos momentos de lançamento oficial do filme, irá acontecer no dia 20 de outubro, às 9h, pelo canal do Nepfee no YouTube.

 Na ocasião, o documentário será exibido e em seguida será realizado o debate. A discussão sobre saúde mental irá contar com a presença da diretora Kit Menezes, do professor do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf Alexandre Reis; e da professora do Colegiado de Psicologia e coordenadora do Nepfee, Erika Epiphanio. O debate será mediado pela roteirista Mariana Vita.

O filme é um documentário, escrito e dirigido por Kit Menezes, em primeira pessoa, que investiga a morte a partir de seus desdobramentos para outros territórios. De acordo com a professora Erika Epiphanio, o longa-metragem, por se tratar de um documentário em primeira pessoa, é algo vivo e potente para o caminho reflexivo. “O documentário relata uma história de suicídio e seus desdobramentos silenciados, logo, dar voz a essas dores se torna fundamental para o cuidado humano”, ressalta.

O debate faz parte das ações promovidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia, Esporte e Educação (Nepfee), que é vinculado ao curso de Psicologia da Univasf. Os integrantes realizam pesquisas e desenvolvem projetos de extensão, além de debates, voltados para educação e esporte. Mais informações sobre o núcleo e suas atividades estão disponíveis no Blog e no canal do Nepfee no YouTube.

Ascom Univasf Foto: Ilustrativa