RedeGN - Chesf: Usinas Paulo Afonso IV (BA), Xingó (AL/SE) e Luiz Gonzaga (PE) realizam testes para simular possíveis "apagões"

Chesf: Usinas Paulo Afonso IV (BA), Xingó (AL/SE) e Luiz Gonzaga (PE) realizam testes para simular possíveis "apagões"

As usinas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) Paulo Afonso IV (BA), Xingó (AL/SE) e Luiz Gonzaga (PE) concluíram os Testes de Autorrestabelecimento (black start) Integral 2021, como parte da programação anual das usinas da Regional de Paulo Afonso.

De acordo com o gerente Regional de Operação de Paulo Afonso, Elerson Carlos, a Companhia realiza esses ensaios anuais para simular nessas usinas as mesmas condições de um apagão, momento em que são colocados à prova todos os equipamentos de partida auxiliar para os geradores principais serem ligados e, assim, proceder o autorrestabelecimento integral.

"Desta forma, podemos avaliar, na prática, o desempenho dos nossos equipamentos e aferir todas as ações operacionais de responsabilidade da Chesf", complementa.

O gerente explica, ainda, que essas usinas contam com sistema de religamento independente de fontes externas, o que as confere condições de autorrestabelecimento integral para religar o sistema elétrico em casos de desligamento.

Neste ano, o estruturado planejamento da Chesf contemplou, na fase de preparação prévia, verificações preventivas que permitiram programar e envolver as equipes de operação e manutenção para assegurar o excelente desempenho durante os testes.

Após os trabalhos, os resultados são submetidos à aprovação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tendo como principal requisito o tempo total máximo de 30 minutos para a usina realizar todas as manobras de autorrestabelecimento integral, contemplando o desligamento e a parada das unidades geradoras; a normalização dos serviços auxiliares, usando a fonte dos geradores de emergência (grupos diesel); e a partida e sincronismo das unidades geradoras com a energização de um barramento e uma linha de transmissão, tal qual em caso de desligamento real.

Por se tratar de testes com manobras reais, os ensaios foram realizados durante as madrugadas, em período carga leve, quando há maior segurança para a sua execução.
 

redação redegn com informações Chesf