RedeGN - Miguel Coelho inaugura expansão de hospital para pacientes com câncer da região do São Francisco

Miguel Coelho inaugura expansão de hospital para pacientes com câncer da região do São Francisco

Referência em tratamento oncológico no Sertão do São Francisco, o Hospital Dom Tomás recebeu obras de expansão e novos equipamentos. A estrutura foi inaugurada pelo prefeito Miguel Coelho, nesta terça (21), dia do aniversário de Petrolina.

Para a realização das obras, foram investidos R$ 6,3 milhões em parceria da prefeitura com a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami).

Com os recursos foram construídas duas novas estruturas para atendimento a pacientes com câncer. Uma delas é o bloco para cirurgias de médio e grande porte. Com isso, será possível realizar 40 procedimentos cirúrgicos por semana no hospital. Além disso, a UTI da unidade hospitalar foi expandida para 10 leitos. A estrutura de atendimento intensivo recebeu também ventiladores, monitores, camas elétricas, raio-x entre outros equipamentos para os pacientes com câncer.

O prefeito Miguel Coelho se comprometeu, durante a inauguração, a fazer novos investimentos na Apami. O objetivo, segundo o gestor, é garantir que nenhum paciente oncológico precise sair de Petrolina para ter todo o atendimento necessário em outra região do Estado. "A primeira vez que conversamos sobre a estruturação da Apami só fiz uma exigência, que ninguém ficaria sem tratamento em Petrolina. Começamos com essas obras e queremos investir R$ 10 milhões para que o Hospital Dom Tomás possa atender todos os pacientes com câncer e, assim, encontrem um recomeço", assegurou o prefeito Miguel Coelho.

A solenidade de entrega foi prestigiada pelo deputado estadual Antonio Coelho, o vice-prefeito Simão Durando, o secretário estadual de Saúde, André Longo; da presidente da Apami, Marisa Coelho. Também participou do ato o ex-prefeito, Augusto Coelho, diretor da Apami há anos, que expressou o agradecimento pela parceria com a prefeitura. "Essa UTI e o bloco cirúrgicos foram grandes gestos com a Apami. Agora, peço ao prefeito Miguel Coelho que nos ajude a transformar o Hospital Dom Tomás em uma unidade referência nacional", disse Augusto Coelho.

Junior Vilela Ascom Miguel Coelho Fotos: Alexandre Justino