RedeGN - Grupo de Pesquisa Rhecados (DCH III-UNEB) está com inscrições abertas para curso: Enegrecendo a Pós-graduação

Grupo de Pesquisa Rhecados (DCH III-UNEB) está com inscrições abertas para curso: Enegrecendo a Pós-graduação

As inscrições para o curso gratuito Enegrecendo a pós-graduação: preparatório para a produção de projetos de pesquisa, terminam nesta sexta-feira 17.

A iniciativa se insere nas Políticas Ações Afirmativas para negros/as do grupo de Pesquisa Hierarquizações étnico-raciais, Comunicação e Direitos Humanos (Rhecados), ligado a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e ao CNPQ. No total serão oferecidas 20 vagas e o resultado será divulgado dia 20/09. Já o curso que terá uma carga horária de 20 horas, com aulas à noite, das 19 às 21 horas iniciará dia 27/09, com uma aula magna.  

O Rhecados é coordenado pelas professoras da UNEB Céres Santos e Márcia Guena e conta com mais de 20 pessoas entre graduandos/as, graduados/as, mestres/as e doutores/as da Bahia, SP e RS. A oferta desse curso é fruto da disposição do grupo em diminuir as dificuldades enfrentadas por estudantes, na hora da produção de um projeto de pesquisa – seja para um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Mestrado ou Doutorado.  

Essas dificuldades são acrescidas de outros problemas, alguns decorrentes da prática do racismo estrutural na sociedade brasileira.  Essa insegurança chega ao ponto de muitos/as jovens, com talento, desistirem da carreira acadêmica. Não por acaso os cursos de pós-graduação no Brasil  a presença de estudantes negros/as não passa de 30%.

O curso terá aulas com conteúdos teóricos e metodológicos e práticas. Cada pessoa terá que elaborar um projeto de pesquisa e terá acompanhamento individual. A prioridade será para estudantes das áreas de Comunicação Social, Direito, História e Educação. 

As inscrições serão on-line através do formulário https://forms.gle/wPdedPEuyWGhkEtr9 

Ascom Uneb