Hospital Dom Malan, em Petrolina, comemora 90 anos com missa em Ação de Graças

O Hospital Dom Malan completou, esta semana, 90 anos de fundação. Para comemorar, uma singela comemoração foi montada para contemplar funcionários, colaboradores, pacientes, acompanhantes e todos que fizeram parte dessa história ao longo de 9 décadas.  

A semana começou com o lançamento da campanha "Amor passado de Geração para Geração"; deu seguimento com a montagem de um mural comemorativo e a realização de uma Missa em Ação de Graças realizada na última quarta-feira (15).

"A campanha contempla o nosso público externo, pacientes e pessoas que tiveram suas histórias entrelaçadas com a do Dom Malan. É um resgate de memórias. Uma história contada através de fotos e famílias. Já o mural, a missa e o bolo foram destinados a todos aqueles que fazem parte do HDM. Uma forma de agradecer e dar graças pela contribuição pessoal e profissional de cada um", esclarece o diretor administrativo Arthur Lima.

A missa foi realizada às 9h pelo padre Antônio Moreno Pinto, que na ocasião enalteceu os trabalhadores da saúde e o serviço prestado à população pelo hospital. "São 90 anos de assistência à saúde da população de Petrolina e região. São centenas de vidas que vieram ao mundo aqui.  Incontável o número de profissionais que deram o melhor de si. Esperamos em Deus que todos sejam abençoados e continuem fazendo um excelente trabalho", disse durante o sermão.

Emocionada com o momento, a técnica de enfermagem Naiz Alves de Lima, pediu para dizer algumas palavras. "O Dom Malan é minha segunda casa. Aqui sou valorizada, acolhida e respeitada. Amo poder cuidar das pessoas e ainda quero ficar mais uns 20 anos no Dom Malan, se Deus permitir. Não quero me aposentar tão cedo", relatou cheia de esperança.

Em nome de toda a direção, o diretor geral, Etiel Lins, agradeceu: "A gente sabe que não é fácil, mas é possível fazer um serviço público de qualidade. Nós temos uma equipe que faz a diferença e nos orgulhamos muito da história que construímos. O sentimento hoje é de gratidão".

Após a missa, a direção, gerentes e líderes de setor contaram um parabéns simbólico e cortaram o bolo que foi distribuído entre os funcionários pela equipe de nutrição. "A gente não poderia deixar passar essa data tão importante em branco. Estamos muito felizes com a comemoração, que mesmo simples atingiu o coração de todos", considerou Arthur ao final. As atividades alusivas ao aniversário encerram no dia 30 deste mês com o descerramento da placa comemorativa.

Dados e história

Tudo começou lá atrás, em 1931, quando o Dom Malan surgiu como hospital geral integrando a rede estadual de saúde de Pernambuco. Apenas em 2008 essa realidade mudou e já sob a gestão da Fundação Professor Martiniano Fernandes passou a cuidar exclusivamente da saúde da mulher e da criança, como permanece até hoje.

Não sobram dúvidas quanto à importância da unidade de saúde materno-infantil. Mesmo depois de tantos anos, o HDM ainda é o único hospital público a contar com uma UTI neonatal e pediátrica, UTI materna (única do interior do nordeste) e um Banco de Leite Humano (Biama). Além disso, o Dom Malan também é bom para bater recordes. Em Pernambuco, é reconhecidamente a maternidade que mais faz partos, com mais de 7 mil realizados por ano.

"Nós temos um complexo de saúde dentro do HDM e muitas pessoas nem sabem disso. Somos um Hospital Amigo da Criança reconhecido pelo Unicef; estimulamos e apoiamos a prática da amamentação, inclusive com a implementação dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno; promovemos o cuidado humanizado com a mulher; criamos protocolos próprios e instalamos a comissão de investigação de óbitos, que nos ajudaram a diminuir os índices de morte materna e neonatal; prestamos serviços de oncologia hospitalar adulto e infantil e mantemos um dos melhores programas de residência de Pernambuco", pontua Etiel Lins.

"O nosso desejo de aniversário nesses 90 anos é de que o Dom Malan permaneça firme na sua missão de garantir, de forma inovadora e sustentável, assistência à saúde materno-infantil com qualidade, de forma humanizada, integrada ao ensino e à pesquisa, contando com o empenho e a satisfação de todos os colaboradores", finaliza.

Ascom Dom Malan