RedeGN - JUAZEIRO GANHA DELEGACIA DO DEPARTAMENTO DE HOMICÍDIOS E PROTEÇÃO À PESSOA

JUAZEIRO GANHA DELEGACIA DO DEPARTAMENTO DE HOMICÍDIOS E PROTEÇÃO À PESSOA

Para reduzir o número de homicídios e aumentar a elucidação de crimes no estado, o governo da Bahia, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), inaugurou esta semana, em Salvador, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. A criação do departamento faz parte do programa Pacto pela Vida, desenvolvido pelo governo baiano.

A estrutura vai permitir a criação de 11 delegacias especializadas, sendo que seis vão funcionar no departamento, localizado no bairro da Pituba. As outras cinco serão implantadas no interior até o fim do ano, responsáveis por cinco grandes regiões da Bahia: Norte, em Juazeiro, Sul, em Itabuna, Leste, em Feira de Santana, Oeste, em Barreiras, e Sudoeste, em Vitória da Conquista.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, todas as investigações relacionadas a homicídios, ameaças às pessoas e desaparecimentos serão centralizadas no DHPP. Entre as delegacias que farão parte da estrutura do DHPP estão a da Região Metropolitana de Salvador (RMS), de Investigação de Homicídios Múltiplos, para casos que envolvam chacina e extermínio, e de Proteção à Pessoa, cuja atribuição é cuidar dos casos envolvendo pessoas desaparecidas e proteção a testemunhas.

O DHPP funcionará com 120 policiais, além de 110 profissionais das equipes do Serviço de Investigação de Local de Crime (Silc), que vão trabalhar em escalas de turnos extras. Os servidores da SSP que atuarão no departamento começam na próxima semana um curso de qualificação.

Agecom Foto: Manu Dias