RedeGN - Petrolina inicia processo de resgate de animais para monitoramento, castração e adoção

Petrolina inicia processo de resgate de animais para monitoramento, castração e adoção

Com o objetivo de monitorar os animais errantes para possíveis doenças, a exemplo a da raiva, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses, fez o resgate de animais de rua.

A ação tem como objetivo controlar doenças transmitidas pelos animais, além de serem castrados e logo em seguida, ficarão à disposição para adoção.

Inicialmente os bichos são levados para o CCZ, lá são avaliados por um médico veterinário e passam por exames para comprovação ou descarte de doenças. Após esses procedimentos, os animais serão castrados e, depois da recuperação, serão destinados à adoção. Petrolina já tem aderido a esse modelo de resgate e castração com uma unidade móvel, que é o Castramóvel, no entanto, tem ampliado o trabalho no período noturno,  realizando o resgate e cuidado com cães e gatos que, na maioria das vezes, são abandonadas nas ruas da cidade.

Neste momento, está sendo feito o resgate de cães com algum sinal aparente de doença. "Estamos nesse processo de resgate de animais doentes, isso para evitar toda e qualquer propagação de doenças, em especial no ser humano. O nosso trabalho é preventivo e de responsabilidade, mas claro, de conscientização também. Muitos destes animais já tiveram um responsável e este, acabou soltando nas ruas", explicou o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.

O trabalho de controle às zoonoses realizado pelo CCZ visa, primordialmente, evitar a proliferação de doenças, com isso, o município solicita à população que em caso de identificação de um animal de pequeno porte, como cães e/ou gatos doentes, acionem a carrocinha através do telefone (87) 3867-4774. O atendimento é de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Ascom PMJ