RedeGN - Cidades do Norte da Bahia aderem ao programa Cidade Empreendedora

Cidades do Norte da Bahia aderem ao programa Cidade Empreendedora

Elaborado pelo Sebrae, o programa Cidade Empreendedora tem como objetivo engajar a gestão pública e as lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Atraídas pela possibilidade de transformar o município num lugar melhor para empreender, levando qualidade e modernidade ao serviço público, as cidades de Juazeiro, Sobradinho, Sento-Sé e Pilão Arcado, situadas no Norte do Estado da Bahia, aderiram ao programa e passam a integrar o grupo de mais de 100 cidades de todo território baiano atendidas pela iniciativa.

Carlos Cointeiro, gerente regional do Sebrae em Juazeiro, ressalta “a importância dos municípios em construírem uma agenda positiva com foco nos pequenos negócios, incentivando o desenvolvimento econômico local, por meio de ações municipais vinculados aos eixos de ação do programa”.

Cinco eixos de atuação compõe o programa: educação empreendedora, compras públicas e compras da agricultura familiar, gestão municipal, desburocratização e inovação e sustentabilidade.

O Programa de Desenvolvimento Econômico, que forma a estrutura do Cidade Empreendedora, será realizado no período 2021/2022, e se divide em 12 painéis: Implementação da Lei Geral da MPE; Capacitação Empresarial; Agro + Forte + Inovador; Seminário Empretec para Servidores Públicos; Qualificação Empresarial – Mercados Municipais; Revitalização de Espaços Comerciais; JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos; Espaço Colaborar; Fortalecimento do Trader Turístico; Empreendedores Culturais; Mulheres e Renda; e Meu Primeiro Negócio.

Secretário municipal, à frente da Agência de Desenvolvimento Econômico Agricultura e Pecuária (ADEAP) da Prefeitura de Juazeiro, Carlos Neiva, é um entusiasta do programa, e reforça sua crença na parceria com o Sebrae. “Nós sempre acreditamos nas parcerias, na relação institucional, e o Sebrae sempre foi um parceiro de primeira hora. Eu tenho plena convicção que será mais um projeto exitoso, com o engajamento de toda Prefeitura de Juazeiro no projeto Cidade Empreendedora”.

Para Neiva, o programa Cidade Empreendedora “tem a missão clara de trazer cada vez mais qualificação técnica e treinamento para todos os atores envolvidos no processo. Será mais um programa que ganha o município de Juazeiro, ganha o Sebrae, que cumpre a sua missão, e ganha a administração pública, que tem os seus servidores cada vez mais qualificados”.

Ascom Sebrae