Incêndio consome grande área na reserva ambiental Boqueirão da Onça, em Sento-Sé

De acordo com publicação do Sento-Sé Notícias, há mais de uma semana um incêndio está consumindo parte da vegetação nativa do Parque Nacional Boqueirão da Onça, uma área de preservação ambiental.

O incêndio, ainda sem causas divulgadas, tem foco numa comunidade conhecida como Ouro Branco, em Sento-Sé, e pode causar danos maiores se não for debelado com agilidade, segundo um morador da área em contato com o Sento-Sé Notícias: “O fogo está localizado na região da comunidade de Ouro Branco. Se o fogo passar da serra que tem no local, vai queimar as grutas e os sítios arqueológicos“, alertou.

Informações dão conta que o local é de difícil acesso e brigadas de combate a incêndio e moradores das redondezas já trabalham na contenção do sinistro, mais não há maiores informações sobre a situação no momento.

Criado em abril de 2018 o Parque Boqueirão da Onça tem 349 mil hectares,abrangendo áreas dos municípios de Sento Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas. O local abriga diversas espécies de animais ameaçados de extinção.

Os focos de incêndio no parque não chegam a ser uma novidade e vários já foram anunciados, a exemplo de um em 2018, que consumiu a vegetação de mais de 3.500 hectares.

Da redação redeGN, com informações do Sento-Sé Notícias/ Foto Ibama