RedeGN - Após diversas reclamações sobre plataforma de agendamento, Prefeitura de Petrolina faz novo chamamento para vacinação de população com mais de 55 anos

Após diversas reclamações sobre plataforma de agendamento, Prefeitura de Petrolina faz novo chamamento para vacinação de população com mais de 55 anos

Após diversas reclamações, a secretaria de Saúde de Petrolina informou que a partir desta quarta-feira (4), os moradores com 55 anos ou mais que ainda não tomaram a vacina contra Covid-19, poderão se dirigir ao polo do SESC, no Centro da cidade, para receber o imuno. Não será necessário agendamento. A pasta informou que está usando esta estratégia com o objetivo de atender a população nessa faixa etária que, por algum motivo, ainda não conseguiu se vacinar.

Conforme publicou a RedeGN na manhã de hoje (3), dezenas de moradores de Petrolina acusam problemas contra o site de agendamento da Covid-19. Os moradores relatam os problemas nas redes sociais. "O site não está abrindo".  "O sinal site caiu". "O que é isto que Ninguém consegue agendar". "Diz que não tem local disponível". "Avanço do agendamento das faixas etárias sem a garantia da vacinação das anteriores". São centenas de acusações contra o sistema para agendar a vacinação em Petrolina. Algumas pessoas relatam "desespero e pedem uma solução". Outros apontam que apesar da faixa etária e prefeitura dizer que o agendamento é para o público em geral ser 30 anos ou mais "ainda não conseguiu vacina apesar da idade ser 40" (leia na íntegra).

A Sesau chegou a informar que a vacinação no município ocorre de acordo com o quantitativo de doses recebidas, e que o agendamento na plataforma é liberado de acordo com o número de imunizantes que chegaram. "A Secretaria informa ainda que semanalmente tem recebido novas remessas de vacina, e imediatamente são disponibilizadas as vagas para o agendamento e, assim, é possível que a população tome a vacina". Na tarde de hoje anunciou um novo chamamento para o público acima e 55 anos.

A secretaria, informou que mais de 100% das pessoas com 55 anos e mais já foram imunizadas com, pelo menos, a primeira dose da vacina. "Estamos destinando agora o polo do SESC para pessoas que tenham idade a partir de 55 anos e que, por algum motivo, ainda não foram imunizadas contra a COVID-19. Agora esse público terá a oportunidade de receber o imuno sem precisar de agendamento", explicou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

O polo do SESC, no Centro de Petrolina, é destinado exclusivamente para vacinação de gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, indígenas e agora população em geral com 55 anos ou mais que não receberam ainda a primeira dose da vacina. Para ser imunizado é necessário portar documento de identificação com foto, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. No caso das gestantes e puérperas é preciso apresentar o cartão da gestante, já os comórbidos devem levar também o laudo atualizado.

Da Redação RedeGN