RedeGN - Castramóvel retorna para o Loteamento Recife para castrações os animais de rua

Castramóvel retorna para o Loteamento Recife para castrações os animais de rua

Nesta terça-feira (27), seguindo o cronograma de castrações montado pelo Centro de Controle das Zoonoses (CCZ), o Castramóvel retorna para o bairro Loteamento Recife. O objetivo é fazer a castração de oito animais de rua por dia. Após o procedimento, eles serão direcionados para o CCZ, onde ficarão para os cuidados pós-cirúrgicos.

Além disso, segundo a Secretaria de Saúde, um dia será diponibilizado um dia para realizar oito procedimentos em cães e gatos que foram resgatados das ruas por protetores ou ONG's. Nestes casos, a responsabilidade com cuidados pós-cirúrgicos ficará com os cuidadores. Para esta ação, está sendo montado um planejamento e não será demanda livre, os protetores e as instituições só serão atendidas mediante agendamento.

As castrações visam evitar o crescimento populacional dos animais, bem como a proliferação de doenças. "Estamos com as ações do Castramóvel desde o começo do mês, iniciamos no Loteamento Recife e vamos concluir esta segunda etapa lá mesmo. Na primeira castramos 25 animais, destes, dois foram adotados e os demais nós levamos de volta para o bairro. Pedimos às pessoas que gostam de animais e que queiram adotar, que é só ir até o CCZ. ", explicou o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.

Castramóvel

Para a realização dos procedimentos, dois médicos veterinários atuam na unidade. O veículo está equipado com autoclave, geladeira para vacinas, kits de cirurgia, cilindro de oxigênio e aparelho de anestesia inalatória. O Castramóvel tem estrutura para realização de até 50 procedimentos por semana.

Da Redação RedeGN / foto: divulgação-PMP