RedeGN - Prefeitura de Juazeiro dá continuidade à vacinação contra a gripe

Prefeitura de Juazeiro dá continuidade à vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, dá continuidade à vacinação contra a Influenza. Desde o dia 12 de julho, o município está imunizando o público geral a partir de 6 meses de idade contra a gripe.

A procura pelo imunizante aumentou, principalmente, por aquelas pessoas que estão distantes de tomar a vacina contra a Covid-19 ou abaixo de 18 anos.

Mesmo com a liberação da vacina contra a gripe para o público geral, a população prioritária da campanha que ainda não tomou a vacina pode procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para receber o imunizante.

“Para além do público geral, permanecemos vacinando os públicos prioritários que são os grupos que vacinamos todo ano na campanha. Estamos com 52,5% de cobertura desse público prioritário. É importante que essas pessoas que estão nos grupos prioritários busquem as unidades para fazer uso do imunizante”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Morgado.

A vacina contra a gripe disponibilizada pelo SUS protege contra o vírus Influenza A, H1N1, H3N2 e influenza B. A vacinação está sendo realizada nas UBSs. Para tomar a vacina contra a Influenza é preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. A vacinação está sendo realizada nas UBSs zona rural e urbana, com horário conforme organização de cada unidade.

Intervalo entre vacina Covid-19 e Influenza

As pessoas que tomaram ou estão próximos de tomar a dose da vacina contra a Covid-19 precisam ficar atentas ao intervalo mínimo de 14 dias entre as doses.

“O Ministério da Saúde orienta que a gente priorize a vacina contra a Covid-19, mas a depender do tipo de imunizante pode tomar a vacina contra a influenza entre a primeira e segunda doses, como é o caso da Oxford que tem o intervalo maior entre as doses. Salvo aqueles que fizeram uso da Coronavac, que tem intervalo de 18 dias, deve tomar primeiro a vacina contra a Covid-19, dar o intervalo de 14 dias após a segunda dose para poder tomar a vacina contra a gripe”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro.

Caroline Morgado ainda alerta para as pessoas que apresentaram alergia em vacinação contra a gripe anteriormente ou que possuem alergia a ovo. “Lembrando aqueles que tiveram alergia ao componente do ovo ou que tiveram reações alérgicas em vacina da gripe em anos anterior ficam restritas a fazerem uso da vacina contra a influenza”, disse.

Amanda Franco – Assessora de Comunicação Sesau PMJ