“Montamos uma força-tarefa”: Sobradinho está acima da média nacional na vacinação contra a covid 19

O município de Sobradinho, no Norte da Bahia, recebeu até o momento 5.168 doses da vacina Coronavac, sendo  2.174 para a primeira dose e 2.994, para a segunda. Destas foram aplicadas, em primeira dose, 2.466 e 4.857 para a segunda dose.

Da vacina AstraZeneca, o município recebeu, para a primeira dose, 4.300 e 500 para a segunda, perfazendo um total de 4.800 doses recebidas. Destas foram aplicadas, 4.412, primeira dose e 303, segunda dose, com um total de 4.715 doses da vacina Astrazeneca aplicadas. Do imunizante da Pfizer, foram recebidas 360 doses e aplicadas 60, em gestantes e puerpéras.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde, até essa segunda-feira (14), o município já havia vacinado 6.938 pessoas em primeira dose e 2.694 em segunda dose. Ou seja, até o momento, 30,16% da população está vacinada com a primeira dose, e com segunda dose, 11, 71%.

Com uma população de 23.233 habitantes, o município está acima da média nacional, no que se refere a aplicação da primeira dose, que é de 25,79% da população brasileira e também acima do percentual de vacinados com a segunda dose, que é 11,17% dos brasileiros, de acordo com dados do Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil, atualizado na noite de domingo (13).

Confira os grupos vacinados até o momento no município:

– Pessoas a partir de 45 anos
– Pessoas com cirrose hepática, a partir de 18 anos
– Agentes de Segurança Pública, a partir de 30 anos
– Pessoas com deficiência permanente, visual, motora, auditiva, mental e intelectual, a partir de 18 anos
– Hipertensos que tomam a partir de 1 medicamento, a partir de 18 anos
– Profissionais da imprensa, a partir de 40 anos
– Profissionais da Saúde
– Trabalhadores da Educação, a partir de 30 anos
– Lactantes, de 02 meses a 1 ano de amamentação, a partir de 18 anos
– Gestantes e Puérperas (Mulheres com até 45 dias após o parto – Vacina da Pfizer)
– Caminhoneiros
– Trabalhadores de farmácia
– Trabalhadores de transporte coletivo
– Trabalhadores da limpeza pública
– Pessoas em tratamento de quimioterapia ou radioterapia nos últimos 6 meses.

De acordo com a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan o alcance destes números só foi possível com o trabalho de uma força-tarefa, montada pela gestão municipal, para intensificar a vacinação.

“Assim que temos a previsão de receber uma nova remessa de vacinas, nossas equipes ficam a postos para, de imediato, iniciar a imunização nos grupos prioritários. Treinamos nossas equipes, elaboramos um cronograma assertivo de vacinação, também nos finais de semana, organizamos todo o processo para agilizar a vacinação na população de Sobradinho. O vírus não tem dado trégua, portanto nós trabalhamos intensamente, em regime de plantão, para vacinar um maior número de pessoas. Agradeço o empenho e dedicação dos nossos profissionais de saúde que abraçaram essa missão, que nos coloca acima da média nacional de pessoas vacinadas em primeira e segunda doses”, afirmou a secretária.

Ascom PMS