RedeGN - Guilherme Coelho está animado com andamento das obras da ferrovia Transnordestina, sinalizado pelo ministro da Infraestrutura

Guilherme Coelho está animado com andamento das obras da ferrovia Transnordestina, sinalizado pelo ministro da Infraestrutura

Boas notícias para os produtores e exportadores de frutas do Vale do São Francisco foram anunciadas nesta segunda-feira (14), durante a visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, a Petrolina-PE. 

Em conversa com presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, o ministro garantiu que as obras da ferrovia Transnordestina serão concluídas em breve.

Guilherme Coelho explicou ao ministro que a ferrovia Transnordestina vai melhorar a logística e trazer economia aos produtores que exportam uva e manga no Vale do São Francisco. As frutas da região são exportadas via porto de Salvador (BA), a cerca de 500km de distância, ou porto de Pecém (CE), a aproximadamente 900km. "Continuo firme no propósito de fortalecer e defender as causas do agro. Com a conclusão da ferrovia nos trechos de Parnamirim (PE) e Salgueiro (PE), que ficam a cerca de 200 ou 250km de Petrolina, o produtor do vale terá uma distância mais curta para acessar a ferrovia e, dali, seguir ao porto de Pecém. Imaginem quanta economia vai trazer para região", disse o presidente da Abrafrutas.

Além de beneficiar na logística de exportação de frutas do Vale do São Francisco, a conclusão dessa ferrovia também será positiva para economia da região do Araripe, com o transporte de gesso, matéria prima produzida no local. De acordo com o ministro Tarcísio Gomes, a ferrovia Transnordestina está em execução, com mais de mil funcionários trabalhando, nos trechos de Eliseu Martins (PI) a Missão Velha (CE) e de lá até Pecém. "A obra passa por um redesenho que vai trazer sustentabilidade financeira. Então, a gente vai reequacionar todos os pontos dos contratos, todos os pontos financeiros, para que a obra não pare mais", garante o ministro.

O ministro da Infraestrutura participou da inauguração do primeiro viaduto da Av. Sete de Setembro, em Petrolina. A solenidade contou com a presença do prefeito Miguel Coelho, do senador, Fernando Bezerra Coelho, entre outras autoridades.

Andréa Meireles Ascom Abrafrutas Foto: Jonas Santos