RedeGN - Prefeitura intensifica recolhimento de animais soltos pelas ruas de Juazeiro

Prefeitura intensifica recolhimento de animais soltos pelas ruas de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), está intensificando a operação de recolhimento de animais de grande porte encontrados soltos pelo centro e bairros da cidade. A ação tanto é educativa quanto preventiva, para dar mais segurança à população.

"Em Juazeiro é comum encontrarmos cavalos, jumentos, bois, bodes, ovelhas e porcos perambulando pelas ruas, terrenos baldios e até pelas rodovias. Estamos fazendo um trabalho de conscientização para que os donos não criem esses animais de grande porte soltos, porque põe em risco a saúde e a integridade física tanto dos animais quanto da própria população", explicou o superintendente de Ordenamento Urbano, Ubirajara Bastos.

A equipe da SEMAURB realiza rondas de segunda a sábado e recolhe suínos, caprinos, ovinos, asininos, muares, equinos, bovinos e bubalinos que estejam perambulando nas vias e logradouros públicos. De 8 (oito) a 10 (dez) animais recolhidos por semana, cerca de 40 (quarenta) por mês, a maioria jumentos e éguas com crias. A SEMAURB explica que os animais que estejam amarrados não são apreendidos.

"Apenas os que estejam soltos em logradouros públicos são recolhidos. Além dos bairros, esse trabalho também é feito às margens das estradas e rodovias que cortam o município, porque muitas vezes esses animais cruzam essas vias em busca de alimento. E o risco de acontecer uma colisão é muito grande. Por isso, pedimos a compreensão dos proprietários para não deixarem os animais soltos, evitando prejuízos e acidentes", ressaltou a gerente operacional de Ordenamento Urbano, Ana Angélica Rocha.

Penalidade: Depois de recolhidos das ruas, os animais são levados para um curral do município localizado no bairro São Geraldo, onde ficam temporariamente por três dias, até que o proprietário seja localizado e retire o animal, após pagar multa no valor de R$ 126,27 (cento e vinte e seis reais e vinte e sete centavos).

Depois desse prazo, se o dono não for localizado ou não procurar a SEMAURB para regularizar a situação, os animais são encaminhados para um curral localizado no distrito de Carnaíba do Sertão, onde permanecem por noventa dias. Após esse período, de acordo com o artigo 75 da Lei 018/2016, o Código de Polícia Administrativa do Município, a Prefeitura tem autorização para encaminhar o animal para instituições ou entidades filantrópicas ou de pesquisa. 

Denúncias: A população pode denunciar a presença de animais de grande porte soltos em via pública entrando em contato pelo telefone (74) 3612-3581 ou indo à SEMAURB, localizada à rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro, Juazeiro, das 8h às 14h.

Ascom PMJ